Photo Credit To Jornal Exemplo / Anexos

Rápido Sumaré apresenta frota irregular em processo

Ônibus oferecidos pela empresa West side, do grupo rápido sumaré em processo judicial, estão comprometidos com a EMTU

Em 2017 a Prefeitura de Indaiatuba/SP anunciou o rompimento de contrato com a Viação Rápido Sumaré que administrava o transporte público do município, a viação Indaiatubana. Foi aberto um processo administrativo para encerrar o vínculo. A alegação da administração municipal na época foi de descumprimento de cláusulas por parte da companhia, chamada na cidade de Viação Indaiatubana, além de inadimplência nas multas aplicadas. De acordo com o governo municipal, entre os itens do contrato que foram descumpridos, estão ônibus velhos, irregularidades com a documentação, além de falta de manutenção dos coletivos.
Quem passou a atender a cidade em caráter emergencial foi a Sancetur, a empresa opera até o resultado da nova licitação que está em andamento.
Entramos em contato com a prefeitura da cidade para saber a como está o processo de licitação e quem são as empresas participantes, em nota a assessoria de imprensa respondeu ao jornal que: “As participantes do certame são West Side, do Grupo Rápido Sumaré, e Sancetur. Está em andamento o processo de análise da documentação exigidas no edital e apresentadas pelas duas empresas. A partir disso será determinado se estão aptas ou não para continuar na concorrência”.

Trecho do embargo onde a empresa disponibiliza ônibus zero KM

Apesar de usar um novo nome a West Side é a empresa do mesmo grupo que foi barrada pela prefeitura em 2017, a Rápido Sumaré, ela acionou a 3ª vara cível da comarca de Indaiatuba com embargos de declaração onde pede para que o processo seja revisto. A empresa alega estar apta a atuar novamente na cidade em trecho do documento diz: “[…]a autora comprova sua absoluta suficiência satisfativa à retomada desse serviço determinada da douta sentença, sem nenhuma interrupção de sua continuidade: Comprova em límine a imediata disponibilidade de 38 ônibus zero km, todos com ar-condicionado […]”.
De fato no documento há anexos de todos os carros citados com suas respectivas placas, mas as fotos dos ônibus anexadas levam o nome da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A., a EMTU. Em uma rápida pesquisa no site da EMTU foi possível observar que os ônibus prometidos a cidade de Indaiatuba estão comprometidos com a região da área metropolitana de Campinas, registrados no site da EMTU como sendo da empresa Consórcio Bus+, empresa que atende o governo do Estado de São Paulo.

Busca placa da EMTU. No site é possível ver quais ônibus estão operando

Um anúncio do governador do Estado, João Dória, registrada no site do governo no dia 30 de maio, apresenta uma nova frota de ônibus para atender 110 mil passageiros de Hortolândia, Sumaré, Paulínia e Valinhos, o Governador ressalta o seguinte sobre a frota: “Estamos permitindo acessibilidade de um bairro mais humilde, mais simples à estrutura da cidade nesta interligação, reduzindo o tempo da viagem, permitindo que essas pessoas possam chegar e sair do trabalho, em ônibus de qualidade, com ar-condicionado, wi-fi, tomadas para recarga de celulares, com conforto anatômico, acessibilidade”, a matéria continua dizendo “Adquiridos pelo Consórcio Bus+, os ônibus vão substituir parte da frota dos 323 coletivos que operam nas 123 linhas que interligam os quatro municípios. Isso representa 70% da demanda total da Região Metropolitana de Campinas (RMC)”.
Em contato com a EMTU por telefone foi informado ao jornal que todos os ônibus que constam no site estão em operação. O que indica que a frota informada pela empresa Rápido Sumaré no processo, é a mesma que está sendo utilizada na Região Metropolitana de Campinas.
Tentamos o contato, também pelo telefone, com Rápido Sumaré, mas não conseguimos obter resposta até o fechamento desta edição.

Documento informando a placa do ônibus disponível

 

• Os anexos completos com a frota de ônibus:

Screenshot_21 Screenshot_22 Screenshot_23 Screenshot_24 Screenshot_25 Screenshot_26 Screenshot_27 Screenshot_28 Screenshot_29 Screenshot_30 Screenshot_31 Screenshot_32 Screenshot_33 Screenshot_34 Screenshot_35 Screenshot_36 Screenshot_37 Screenshot_38 Screenshot_1 Screenshot_2 Screenshot_3 Screenshot_4 Screenshot_5 Screenshot_6 Screenshot_7 Screenshot_8 Screenshot_9 Screenshot_10 Screenshot_11 Screenshot_12 Screenshot_13 Screenshot_14 Screenshot_15 Screenshot_16 Screenshot_17 Screenshot_18 Screenshot_19 Screenshot_20

 

 

Notícias Semelhantes