Photo Credit To Divulgação

Projeto aborda comunicação e surdez

Os alunos do Período Integral do Colégio Montreal participaram de um projeto de Inclusão Social em que foi abordada a comunicação e a surdez.
O objetivo principal do projeto é entender o processo de inclusão dentro do ambiente educacional e fora dele, visando à quebra de paradigmas e preconceitos impostos pela sociedade.
Durante um encontro com a fonoaudióloga do Colégio, Noeli Lobo, os alunos foram estimulados a pensar sobre como se dá o processo da linguagem para os surdos. “Foram apresentados aos alunos conceitos da Língua de Sinais, Leitura Orofacial e Prótese Auditiva. Os alunos puderam, inclusive, manipular alguns aparelhos auditivos. Com uma linguagem lúdica, conversamos sobre comunicação e como a expressão comunicativa pode se apresentar de maneiras diferentes para surdos e ouvintes”, explica a fonoaudióloga.
Em um segundo momento do projeto, a participação da família foi fundamental. Os alunos levaram uma nova amiguinha para passar o fim de semana em casa: a boneca Sofia, que tem deficiência auditiva. Durante esses dias, o aluno teria que conviver e cuidar da amiguinha para, depois, relatar a experiência vivida. “A família é muito importante no movimento da inclusão, no papel de instruir e orientar seus filhos quanto ao assunto abordado. O resultado é recompensador, pois todos queriam levar novamente a boneca para casa”, conta Cleide Ramos de Souza, recreacionista do Período Integral.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes