Pró-Memória participa da Primavera dos Museus

Novamente a Fundação Pró-Memória integrará a Primavera dos Museus. A 9ª edição do evento acontece de segunda-feira, dia 21, a domingo, dia 27. O evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2015 são 809 instituições participantes com mais de 2.400 eventos programados em todo o Brasil, entre eles, exposições, visitas guiadas, palestras, exibição de filme, entre outros. O objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

 

TEMA

O tema escolhido para este ano foi Museus e Memórias Indígenas que leva a uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem no Brasil, constituindo-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional. Eles estão representados em museus e outras instituições por meio de exemplares de sua cultura material, como utensílios e adornos de grande sofisticação e beleza estética, além de registros textuais e audiovisuais.

Os povos indígenas sempre souberam guardar suas histórias e transmiti-las a novas gerações. Hoje, para preservar e difundir seus saberes, muitos lançam mão das novas tecnologias, como vídeos e fotografias digitais.

A 9ª edição da Primavera dos Museus convida os brasileiros a um encontro com os patrimônios culturais indígenas. Que ele seja proveitoso, estimulante e criativo no sentido de abrir novas interpretações e visões sobre a nossa rica diversidade étnica e cultural. Que o museu seja, como definiram os Ticuna, “um lugar para guardar nosso futuro, para colorir o pensamento, para segurar as coisas do mundo”.

Notícias Semelhantes