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Presidente da Jacitara esclarece pesquisa publicada por periódico

Josué afirma que dados divulgados pelo jornal tribuna não têm embasamento científico para mídias

 

da redação

Na tarde de quinta-feira (16) a Reportagem do Jornal Exemplo® esteve com o presidente da Jacitara, Josué Eraldo da Silva, e a coordenadora de marketing Fabiana Amigo, afim de esclarecer a matéria publicada pelo Jornal Tribuna de Indaiá no sábado (11) sobre a popularidade dos jornais impressos e outros veículos do município.
Uma Pesquisa de Mercado interna, solicitada pela empresa Jacitara em outubro de 2014, foi divulgada no Jornal Tribuna de Indaiá com resultados de popularidade dos veículos de Indaiatuba e região, com informações sem base científica que a justificasse.
De acordo com o Grupo Jacitara, a pesquisa anualmente contratada pela empresa é de cunho interno e visa orientar a Jacitara sobre os próximos passos. Neste caso, a pesquisa solicitada em outubro daria margem às próximas atitudes da empresa com relação ao mercado da Construção Civil e também sobre o relacionamento com os clientes. “Queremos saber como ter melhorias, então buscamos corretores, funcionários e clientes, que analisaram cerca de 70 perguntas e dentro dessas perguntas, falamos sobre os meios de comunicação da cidade, mas não temos pretensão nenhuma de medir qual é o veículo mais consumido pelas pessoas. Temos uma mostra pequena, então não é correto que ela defina nada em outro valor, fora o interno”, esclarece Fabiana.
A empresa afirma que os locais de pesquisa e também os entrevistados (exceto funcionários, clientes e corretores) foram anônimos e escolhidos diretamente pelo instituto responsável pela pesquisa, não podendo assim distinguir bairros. Dessa forma, o Jornal Exemplo® entende que uma cidade que ultrapassa os 200 mil habitantes não pode ser definida por cerca de 390 entrevistados, uma vez que não seria possível dar embasamento ao resultado.
Desde que a notícia foi ao ar, diversos leitores e clientes procuraram o Jornal Exemplo® e o jornal Nova Metrópole®, ambos do Grupo AWR®, solicitando uma explicação acerca do ocorrido. O Instituto de Pesquisa e Estudos de Mercado do Grupo AWR® está atento às pesquisas publicadas na cidade, principalmente quando envolve performance de mídia impressa.
“O objetivo da pesquisa é a marca Jacitara”, explica Fabiana. “Queremos apenas analisar o desenvolvimento da marca e o que as pessoas pensam sobre a empresa, mas essa pesquisa não é sobre os jornais da cidade”, complementa.
O presidente da Jacitara, presente na entrevista, se mostrou insatisfeito com o resultado das ações tomadas ao longo da semana, se esclarecendo sobre o assunto foco da pesquisa. “Temos clientes em todos os lugares da cidade, então queremos saber como a sociedade nos enxerga. Nós não temos uma metodologia, abrangência, ou foco confirmatório para dizer. Não temos interesse nenhum em saber sobre mídia impressa”, finaliza o presidente. O Grupo Jacitara afirma que pedirá retratação do Jornal Tribuna de Indaiá sobre o conteúdo publicado.

 

 

 

 

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