Photo Credit To DCS Saae

Prefeito apresenta em Brasília o “programa” da bacia do Rio Jundiaí

Dentre os investimentos estão as melhorias na região de Itaici

O Prefeito Nilson Gaspar (MDB) e a superintendente adjunta do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), Vanessa Kühl, estiveram em Brasília, na terça-feira (29), para apresentar o ‘Programa Integrado de Saneamento e Recursos Hídricos de Indaiatuba /SP – Rio Jundiaí Limpo’, no Ministério da Economia e representantes de setores ligados aos Recursos Externos.
O projeto prevê obras importantes na Bacia do Rio Jundiaí, principalmente na Margem Esquerda, onde está a região de Itaici, como a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água, reservatórios, adutoras, interceptor de esgotos na Margem Esquerda do Rio e implantação da segunda fase do projeto de distribuição de Água de Reuso.
Na sexta-feira, 25 de outubro, a Prefeitura enviou o projeto, via Carta-Consulta, para a COFIEX que é a Comissão de Financiamento Externo, composta por diferentes órgãos da Esfera Federal, entre eles a Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda – SAIN/MF, ligado ao Ministério da Economia. Indaiatuba foi selecionada na sequência, o que resultou na viagem para Brasília essa semana.
Para o Prefeito de Indaiatuba, ser selecionado com tanta rapidez já mostra que a cidade desenvolve projetos viáveis de melhorias. “A reunião foi muito produtiva, tivemos a oportunidade de mostrar o comprometimento e a seriedade da nossa Administração e o potencial de nosso município. Sinto-me privilegiado e orgulhoso em poder representar Indaiatuba. Durante o encontro recebemos um feedback positivo do Conselho, por isso, acredito que em breve, teremos boas notícias”, comenta Nilson Gaspar.
A superintendente adjunta, explica que a análise do Processo é feita por meio da Carta-Consulta, que é um Pleito de Financiamento referente a um projeto que contará com recursos externos e deve conter os seus respectivos componentes, produtos e custos previstos, bem como o objetivo e outras informações necessárias à avaliação do Pleito. “A partir de agora a COFIEX analisa e se for positivo, autoriza a assinatura do Contrato. A aprovação na COFIEX, coordenada pela Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais, é a primeira etapa para a obtenção dos financiamentos externos com a garantia da União”, diz Vanessa Kühl.

RECURSOS INTERNACIONAIS
Os projetos são realizados com recursos de organismos internacionais como o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida), o Green Climate Fund (GCF), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

Notícias Semelhantes