Photo Credit To Reuters

Pré-cadastro de voluntários dos testes da Butanvac

Butanvac, vacina contra a Covid-19 será desenvolvida pelo Instituto Butantan

Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (16), o governo do estado de São Paulo anunciou o início do pré-cadastro de voluntários para os testes da vacina Butanvac, produzida pelo Instituto Butantan. As informações para a instrição estão disponíveis no site do Instituto.

A vacina, que teria produção integralmente nacional, terá 418 voluntários selecionados na testagem em uma primeira fase, a ser realizada no Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto.

As próximas fases dos testes serão realizadas também em outros centros de saúde, como o Hospital das Clínicas de São Paulo, com cerca de 5 mil pessoas.

De acordo com o diretor do Butantan, Dimas Covas, já há 8 milhões de doses do imunizante estocadas, e a previsão é de que a quantidade aumente para 40 milhões em outubro, a serem utilizadas mediante aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Butanvac
A Butanvac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, está sendo produzida com uma tecnologia já dominada pelo órgão e já usada para a produção de outros imunizantes. Caso seja aprovada, será fabricada inteiramente no Brasil, sem a necessidade de importação de insumos.

Ela utiliza vírus da Doença de Newcastle, que não causa sintomas em humanos e foi geneticamente modificado pela Icahn School of Medicine at Mount Sinai, em Nova York. Ele é usado como vetor para levar a proteína Spike do novo cornavírus para o organismo, provocando a imunidade. A proteína Spike (ou S) é a parte do vírus que é responsável por penetrar as células do corpo.

Vacinação no estado de São Paulo
Em coletiva de imprensa no domingo (13), o governador João Doria (PSDB) anunciou o adiantamento do calendário de vacinação do estado, afirmando que toda a população acima de 18 anos residente tomará pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid-19 até 15 de setembro.

A capital paulista começou a vacinar pessoas entre 56 e 57 anos nesta quarta-feira.

Confira o calendário previsto:
Junho
• 16/6 a 22/6: 50 a 59 anos
• 23/6 a 29/6: 43 a 49 anos
• 30/6 a 14/7: 40 a 42 anos

Julho
• 15/7 a 29/7: 35 a 39 anos
• 30/7 a 15/8: 30 a 34 anos

Agosto
• 16/8 a 31/8: 25 a 29 anos

Setembro
• 1/9 a 15/9: 18 a 24 anos

Notícias Semelhantes