Porsche 911 e Jaguar F-Type duelam

Embate entre a discrição e a ostentação, empresas utilizam receitas bem diferentes na concepção de seus esportivos

Um tem motor na frente, enquanto no outro ele está atrás. Um tem porta-malas na traseira e no outro, o pequeno compartimento é na dianteira. O primeiro é inglês e o segundo, alemão. Jaguar e Porsche utilizam receitas bem diferentes na concepção de seus esportivos.
Cada uma dessas marcas representa uma escola. A Jaguar não economiza na cilindrada e a filosofia da Porsche, de fazer ‘mais com menos’, inclui motores menores. Reunimos a versão SVR do F-Type SVR e a GTS do 911 não para um comparativo convencional, mas para mostrar a diferença entre essas duas escolas – até porque a distância entre as tabelas desses carros é grande. Enquanto o britânico tem preço sugerido de R$ 883 mil, o do alemão é de R$ 694 mil.
Para mover seu esportivo, a Jaguar optou por um enorme 5.0 V8 supercharger (compressor mecânico). O Porsche traz um 3.0 boxer biturbo, de seis cilindros. Em termos de potência, a diferença é de 125 cv a favor do britânico. São 575 cv, ante 450 cv do alemão.
No entanto, basta colocar os dois esportivos para acelerar e essa vantagem do V8 começa a se diluir. Ambos são ferozes e podem ir de 0 a 100 km/h nos mesmos 3,7 segundos, de acordo com dados das fábricas.
Aqui aparece o fator ‘mais com menos’. Um dos trunfos do 911 é ser 235 kg mais leve: seu peso é de 1.470 kg, ante os 1.705 kg do F-Type.
Na prática, o Porsche leva seu motorista ao êxtase com certa austeridade. O seis-cilindros boxer (deitado) é eficiente e silencioso, mesmo com o modo de condução esportivo ativado.
Já o berro do V8 do Jaguar aumenta à medida que se pressiona o acelerador, e não economiza ‘estouros’ nas trocas de marcha, especialmente nas reduções. Acelerar é como um evento que deve ser celebrado e compartilhado com todos na rua.

Este comparativo serve para para mostrar a diferença entre essas duas escolas

E com fartura de gasolina: de acordo com dados do Inmetro, o F-Type faz média de 5,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Com motor menor, o 911 é comedido também nesse item: faz, em média, 8,2 km/l em uso urbano e 11 km/l em rodovias.

GTS - O Porsche traz um motor 3.0 boxer biturbo; ambos podem ir de 0 a 100 km/h em 3,7s

GTS – O Porsche traz um motor 3.0 boxer biturbo; ambos podem ir de 0 a 100 km/h em 3,7s

LUXO
Uma grande diferença entre as duas marcas pode ser vista na cabine de seus carros. O Jaguar esbanja luxo e seu acabamento mescla fibra de carbono e revestimento de camurça no painel, console e volante. As saídas de ar só emergem do painel quando o sistema de climatização é acionado.
Perto dele, o 911 até parece um carro simples. Na unidade avaliada do Porsche o volante não tinha nem comandos de som, algo difícil de aceitar em um carro de quase R$ 700 mil.
O GTS é a síntese do esportivo. Exceto pelas aletas para troca de marchas, o único controle no volante era o seletor que indica o nível de esportividade (do normal ao agressivo).
Os dois modelos têm aerofólios móveis, teclas para reforçar o som do motor e bancos envolventes com ajustes elétricos inclusive dos apoios laterais. No Jaguar os comandos, instalados na porta, dão um aspecto mais elegante.
O Jaguar tem a configuração clássica dos esportivos de dois lugares, com porta-malas (310 litros) acessível pela traseira. No 911, além dos assentos da frente há duas acomodações minúsculas atrás. Mas na prática o espaço é tratado pela própria Porsche como um bagageiro, para 260 litros.
O alemão tem também um porta-malas na dianteira, com 125 litros de capacidade.

OPINIÃO
Para quem gosta de esportivos, as iniciais SVR e GTS dizem muito. No caso do F-Type, a sigla indica que o modelo recebeu um tratamento para realçar ainda mais suas características esportivas, como escapamento de titânio, suspensão recalibrada, freios com discos de carbono cerâmica etc. Em relação ao F-Type R, essa versão tem 25 cv a mais e 50 kg a menos. Da mesma forma, sempre se pode esperar mais de um Porsche que traga a assinatura GTS. Em relação ao 911 Carrera S, são 30 cv a mais. O pacote Sport Chrono, que reforça a esportividade, é item de série. Além disso, sua suspensão é 10 mm mais baixa e os freios são similares aos utilizados no 911 Turbo.

 

Texto: Hairton Ponciano/AE – Fotos: Divulgação

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