Por que não consigo cumprir promessas?

ERIKA AP. DOS SANTOS DELLA LÍBERA
PSICÓLOGA / ABORDAGEM PSICANALíTICA
CRP: 06/135419

É sempre assim, é tudo igual, promessas de fim de ano, arranjar um emprego, me apaixonar, entrar na academia e começar a malhar, vou parar de fumar, parar de beber, juntar dinheiro e emagrecer (Biquíni Cavadão, 2007).
Essa música do Biquíni Cavadão ilustra muito bem o que nós sentimos nessa época do ano, na qual a sensação de mudança parece ter mais força. Quem nunca fez nenhuma dessas promessas que atire a primeira pedra, no entanto com o passar dos dias e dos meses tudo o que foi prometido não sai do papel, e parece que passamos o ano inteiro aguardando que chegue o dia, a semana, o mês, e quando percebemos desejando o outro ano para refazer as promessas novamente.

“A resposta para tais questões talvez esteja na tendência a perceber com mais facilidade o que pode dar errado”

Aí você se pergunta, por que paguei o mês inteiro de academia e só fui dois dias, por que prometi sair desse relacionamento abusivo, mas não consigo pensar na possibilidade de viver sem essa pessoa, por que quero mudar de emprego, mas a estabilidade financeira me paralisa, por que gastei todo o dinheiro que ia economizar?
A resposta para tais questões talvez esteja na nossa tendência a perceber com mais facilidade o que pode dar errado, do que pensar no que pode dar certo, com isso o medo, a insegurança e a dificuldade de lidar com as mudanças geradas pelo novo, nos impossibilitam a tão desejada transformação.
‘Bancar’ as consequências dessas promessas é o mais difícil, pois para mudar é preciso deixar algo para trás, toda mudança envolve desprendimento de algo, é deixar de comer frituras, é acordar um pouco mais cedo para ir à academia, é não comprar aquela blusinha maravilhosa que viu na vitrine, de certa forma é perder, mas é perder aquilo que de alguma maneira não me faz bem. Pois tudo o que fazemos tem um motivo, mesmo que não entendamos qual, compreender o que te prende às ações indesejadas, é o primeiro passo para mudança.
É sair do comodismo, fugir da zona de conforto, só assim o seu ano será Novo.

Notícias Semelhantes