Polo e Argo fazem primeiro confronto

Em duelo de hatches novatos, modernos e bem equipados, VolksWagen 1.0 turbo encara o Fiat 1.8

Por Rafaela Borges/AE  / Fotos: Divulgação

Com o Polo chegando às lojas, o mercado terá um forte candidato a melhor hatch compacto. No quesito qualidade, seu principal rival na mais importante categoria do Brasil é o Argo, lançado no primeiro semestre. Neste tira-teima, o Volkswagen comparece na versão de topo, Highline com motor 1.0 turbo, a R$ 69.190.
Já o Argo participa da disputa na opção Precision 1.8, por R$ 67.800. Mesmo largando na frente no preço, o Fiat não conseguiu derrotar o Polo.
O VW é mais bem equipado de série e traz opcionais inéditos no segmento, que o rival não tem.
Além disso, mesmo com motor menor e menos potente, consegue se equiparar ao Fiat em desempenho e oferece dirigibilidade um pouco melhor. Também leva pequena vantagem nos preços de seguro e manutenção.
O motor 1.0 turbo do Polo é bem mais moderno. Tem três cilindros, injeção direta de combustível e gera 128 cv com etanol. O bom e velho 1.8 aspirado, de quatro cilindros, do Argo, rende até 139 cv, mas tem menos torque. O Volks é quase 100 quilos mais leve.
Com isso, o Polo vai um pouco melhor em acelerações e retomadas, sendo mais ágil no trânsito urbano. Os números divulgados pelas fabricantes comprovam esse panorama: o Polo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e o Argo, em 10,4 segundos (com etanol).
A grande falha no desempenho do Polo ocorre antes de 2 mil rpm, rotação em que o torque máximo é entregue. Até então, ele mostra certo marasmo ao se aplicar pressão total no pedal do acelerador., a partir daí, embala com uma agilidade impressionante.
O modelo da Fiat, também rápido, tem motor com comportamento mais linear. O propulsor não entrega seu torque pleno de maneira tão imediata quanto no Polo, mas há bom percentual de força desde baixas rotações. Assim, o carro está sempre pronto a ganhar velocidade com eficiência.
Ambos oferecem respostas diretas de suas direções elétricas, que ganham peso à medida que a velocidade aumenta. No quesito dirigibilidade, o Argo é um dos melhores carros da história da Fiat, mas o Polo se sai melhor.
Os dois têm assistentes eletrônicos de estabilidade e tração, mas só o Polo adota o bloqueio do diferencial.
Esse sistema ajuda a deixar seu comportamento em curvas um pouco mais preciso que o do Argo. Além disso, o Polo tem uma posição de dirigir melhor, por ser mais baixa. O Fiat contra-ataca com ajuste do encosto do banco por roldana, mais prático que o do Volkswagen, por alavanca.
O Argo traz ainda retrovisores externos maiores (os dos dois são rebatíveis eletricamente), algo que deixa sua visibilidade traseira melhor que a do Polo.

07 - abre - Argo

O bom e velho 1.8, de 4 cilindros, do Argo, rende até 139 cv

 

Tecnologias
Polo Highline e Argo Precision saem de fábrica com itens como controlador de velocidade de cruzeiro e borboletas para trocas de marcha atrás do volante multifuncional. A mais que o Fiat, o Volkswagen traz partida e abertura das portas sem chave, rodas de 16” e ar-condicionado digital – opcionais no Argo.
A central multimídia que o Argo traz de série é mais avançada e tem tela maior. O sistema equivalente do VW, que inclui espelhamento com smartphones da Apple (a de fábrica é só compatível com telefones de sistema operacional Android), é opcional.
Esse sistema, porém, sobressai ante o do Fiat. Sua operação é um pouco mais rápida e intuitiva. Além disso, a tela integrada ao painel causa impressão melhor que a do Argo, que é flutuante. Os monitores são sensíveis ao toque, mas têm dois botões laterais para comandos de algumas funções.
São exclusividade do Polo o sistema de monitoramento da pressão dos pneus e o sensor de fadiga, ambos opcionais. Ele traz ainda freios a disco atrás (a tambor no Argo) e tecnologia que, após a primeira batida, é capaz de evitar uma segunda colisão.
O extra de destaque, no entanto, é o painel de instrumentos virtual configurável. O Argo também traz uma tela personalizável, mas ela é digital e oferece menos possibilidades.
Ambos oferecem, opcionalmente, sensores de obstáculos, câmera de ré e bancos revestidos de couro sintético. Completo, o Polo vai a R$ 74.490, menos que os R$ 77.400 do Fiat.
Uma vantagem do Argo ante o Polo é o acabamento interno. O VW pode parecer até mais bonito e moderno. Porém, os revestimentos abusam dos plásticos duros. O Fiat investe em materiais mais emborrachados e agradáveis ao toque.

Opinião
Quando o Fiat Argo chegou, escrevi uma análise em meu blog, ‘Primeira Classe”’ comentando o fato de o considerar o principal acerto da Fiat nos últimos tempos. E eu me referia exatamente à versão deste comparativo, 1.8 Precision. Apesar do motor um tanto velho, ela se destaca em aspectos que nunca foram os pontos fortes da Fiat: dirigibilidade e acabamento. O Polo, porém, chega dando um passo além. Feito sobre uma moderna plataforma mundial, a MQB-A0, ele tem soluções que ainda não existiam nesse segmento, principalmente nos quesitos conectividade e segurança ativa. Além disso, já sai de fábrica com quatro airbags em todas as versões. Embora nem Argo nem Polo sejam esteticamente ousados, eles têm aptidões para elevar o patamar da categoria com o maior volume de vendas do país. Onix e HB20 terão de se reinventar para não parecer jurássicos. Os novatos podem mudar o ranking das primeiras posições.

Notícias Semelhantes