Photo Credit To Eduardo Turati - GC

Pessoas em situação de Rua recebem ajuda do Creas e Defesa Civil

Para quem não quis ser encaminhado para abrigo, foi oferecido cobertor

Na semana passada o Serviço Especializado em Abordagem Social, em conjunto com a Defesa Civil, realizou busca ativa para oferecer ajuda para as pessoas em Situação de Rua e entregar cobertores para quem não aceitasse ser encaminhado para o abrigo institucional.
A Prefeitura, por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social executado no Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), atua intensivamente com as pessoas em Situação de Rua. Uma das ações é a campanha ‘Não Dê Esmolas’, já que esta é uma atitude que ajuda a alimentar vícios e dificulta que estas pessoas saiam das ruas. Caso veja uma pessoa em Situação de Rua, não dê esmolas, acione o Creas pelo telefone: 0800-772-7721.
No primeiro semestre de 2019, o Serviço detectou uma média de 80 pessoas em Situação de Rua em Indaiatuba. O trabalho do Creas consiste desde a busca ativa por pessoas em Situação de Rua até a ressocialização, passando por atendimentos intersetoriais envolvendo Assistência Social, Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além da Secretaria de Segurança Pública.
Com o objetivo de promover a superação das situações de violação de direitos vivenciados por estas pessoas, o município também promove outras ações, tais como:
– Programa de Ressocialização: visa oferecer ajuda de custo (auxílio bolsa no valor de 30% do salário mínimo) para quem estiver realizando estágio decorrente de curso profissionalizante.
– Para as pessoas em Situação de Rua, que não são residentes no município, é realizado atendimento e após análise e contato com familiares é fornecido passagem para retorno à cidade de origem.
– Parceria com a Comunidade Farol, o qual oferece os seguintes serviços: Serviço de Acolhimento Institucional para pessoas em Situação de Rua (masculino); Serviço de Acolhimento Institucional para pessoas em Situação de Rua (feminino); Serviço de Acolhimento em República para adultos em Processo de Saída das Ruas.

Notícias Semelhantes