Parlamento da RMC cobra central de regulação de vagas na Saúde

Solicitação foi proposta durante reunião presidida pelo vereador Hélio Ribeiro

O Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), através do presidente Hélio Ribeiro, enviou sexta-feira (10), Moção de Apelo ao Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Guermann Ferreira, solicitando a imediata deliberação visando a implantação de uma Central da Cross para atendimento das demandas específicas da Região Metropolitana de Campinas. A Cross é a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde que realiza, entre outras ações, procedimentos de média e alta complexidade através do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado de São Paulo.
“Hoje, para fazer um agendamento pelo Sistema, os 20 Municípios que compõem a RMC precisam recorrer ao Sistema Cross, cuja regulação é feita em São Paulo; com a mudança, a gestão passaria a ser regional, com proximidade e reconhecimento dos problemas específicos da nossa região”, explica Hélio.
O documento foi proposto durante encontro mensal do Parlamento, ocorrido no Município de Santa Bárbara d´Oeste, e leva a assinatura de outros parlamentares presentes ao evento. No encontro, a pneumologista Mirella Povinelli, diretora técnica do Departamento Regional de Saúde (DIR-VII) de Campinas, proferiu palestra sobre a atual situação das ações da Cross na região.
O presidente do Parlamento, Hélio Ribeiro, levará a reivindicação ao secretário de Estado da Saúde, em uma reunião que está sendo agendada por uma Comissão de Parlamentares e que deverá ocorrer em breve.
Segundo Hélio Ribeiro, o pedido é urgente e imediato. “A existência dessa Central Regionalizada possibilitará maior eficiência na Gestão do Sistema Cross pelos 20 Municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas e a medida ainda beneficiará outros 22 Municípios, atendidos pela DRS-VII”, enfatiza o presidente.
A diretoria do Parlamento da RMC também irá promover um Fórum sobre Saúde para debater o Sistema Cross, entre outros assuntos relacionados ao tema. A Cross foi criada no Estado de São Paulo em 2011 e o órgão conta com mais de 300 funcionários, dos quais 120 médicos.
O objetivo é regular o acesso do usuário aos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) e prover, a partir da necessidade desse usuário, os recursos necessários para a assistência à sua saúde no tempo oportuno, sejam eles na área ambulatorial, urgência, internações hospitalares e cirurgias.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes