OSC Gabriel organiza evento

cardápio foi criado para despertar a sensibilidade

da redação

A OSC Gabriel por meio do projeto ADVI – Amigos dos Deficientes Visuais de Indaiatuba irá realizar o primeiro Jantar às Cegas da região. O evento acontece no sábado, dia 18, a partir das 20h no Ópera Espaço de Eventos localizado na Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 215, em frente ao estacionamento do Parque Ecológico.
O Jantar às Cegas dos Amigos dos Deficientes Visuais de Indaiatuba pretende despertar e sensibilizar a sociedade vidente para se comunicar frente às dificuldades cotidianas dos deficientes visuais.
Nessa noite, os convidados serão recepcionados e acompanhados por voluntários que irão vendar seus olhos e o conduzirão para o salão. A partir daí as sensações ficarão por conta das surpresas e desafios.
O valor apurado com o evento será revertido para realização do primeiro curso de ‘Orientação e Mobilidade’ que acontece na cidade. Segundo Wolnack, ‘Orientação e Mobilidade’ é uma disciplina que tem a finalidade de auxiliar as pessoas visualmente deficientes a desenvolverem ou restabelecerem a capacidade para a motivação independente, eficiente e segura pelos espaços, para satisfazerem suas próprias necessidades”.
Em Indaiatuba, segundo o Censo de 2010, existem 499 pessoas com deficiência visual total residindo na cidade e cerca de 4 mil com visão subnormal.
Hoje, a cidade não oferece nenhum serviço voltado ao deficiente visual, sendo que para realizar qualquer curso de adaptação ou capacitação, o deficiente visual tem que se deslocar para outras cidades.
Há cerca de 3 anos o grupo vem se reunindo para discutir e propor ações que possam melhorar a qualidade de vida e oferecer oportunidades para as pessoas que não enxergam.
O cardápio do jantar foi criado especialmente para despertar nos convidados a sensibilidade para os sabores e aromas da boa cozinha, mas sobretudo pretende alertar à sociedade sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos deficientes visuais em ações simples, como a alimentação.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes