O que ver na Rússia além do futebol

Aplicativos como iTranslate e o Google Tradutor são aliados para quem não entende a língua

Por AE

Foi como abrir o primeiro pacote de figurinhas de um álbum inusitado. Um álbum que vai além de estádios, jogadores e resultados. Ele é sobre futebol, sim – há até um time de 11 (cidades-sede) em campo. Ocorre que é também sobre viagem. E cada uma das figurinhas que o completa traz uma história secular, culturas singulares e cenários inesquecíveis. O nome do álbum? Rússia, o país da Copa do Mundo de 2018.
Tirei sorte grande: no início de abril, desembarquei, sozinha, em suas ‘figurinhas brilhantes’, Moscou e São Petersburgo. São, afinal, as duas principais cidades-sede do Mundial e as mais visitadas por turistas.
Havia expectativa em tudo: no frio que me esperava do lado de fora, na forma como eu me comunicaria, nos lugares que gostaria de conhecer. Com alguma sorte (e uma pesquisa prévia bastante detalhada), deu tudo muito certo – até para os 6 graus do início da primavera eu estava preparada.
Moscou foi minha primeira impressão da Rússia. E admitam um spoiler: eu me apaixonei. Desde o alto, quando o avião se aproximou da terra. Parecia frio do lado de fora: o branco de uma neve suja dos dias de inverno formava montes no entorno das casas, e os lagos e caminhos de rio pairavam estáticos na paisagem, congelados.
Até alcançarmos a pista do aeroporto Sheremetyevo, um dos três da capital, extensas planícies verdes, às vezes cobertas pelo gelo, davam a dimensão de um país que ainda é infinitamente maior do que aquele horizonte – ao todo, são 17 milhões de quilômetros quadrados. Aos poucos, a paisagem se transformou e ganhou as formas geométricas de uma cidade grande, a maior da Rússia. É nela que serão disputadas as partidas mais importantes da Copa: a abertura (14 de junho) e a final (15 de julho).
Interesse. Ao lado de São Petersburgo, Moscou será a base da maior parte dos viajantes e torcedores, cujo grupo é liderado por alemães, norte-americanos (mesmo os EUA não estando na disputa) e israelenses.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes