O “Ano Cultural Brasil & França” celebra a amizade entre os países

Exposições, óperas, danças, artes visuais, oficinas, fóruns, feiras literárias e residências artísticas fazem parte da programação do Ano Cultural França-Brasil. No primeiro semestre, brasileiros ocuparam os palcos e galerias francesas. Agora, neste segundo semestre, é a vez da programação francesa chegar às cidades brasileiras.

Foto: foto: Manuel Cohe/Divulgação



A temporada Brasil-França 2025 foi acordada em 2023, pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron. Antes disso, em 2005, também sob o governo Lula, ocorreu o Ano do Brasil na França e, em 2009, da França no Brasil. Foram definidos como temas prioritários da temporada 2025 a diversidade de sociedades e diálogo com África; democracia e Estado de direito; e clima e transição ecológica.

A programação, que ocorre de agosto a dezembro, será distribuída entre 15 cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, São Luís, Teresina, João Pessoa e Macapá.

Destaques
A abertura será no Sesc Pompeia, em São Paulo, com uma mostra de artistas afrodescendentes. Um dos destaques é a exposição “Clima: o novo anormal”, com curadoria de Fernando Meirelles, além de fotos inéditas de Pierre Verger em Salvador. No campo musical, há parcerias entre festivais brasileiros e franceses, como o MIMO e o Jazz in Marciac.

Espetáculos como a ópera “Les Indes Galantes” e o concerto “Marias do Brasil” reforçam a diversidade artística. Fóruns sobre juventude, democracia e Amazônia também integram a programação. Salvador receberá o encontro “Nosso Futuro”, com presença de Lula e Macron. A Temporada ainda propõe diálogos com a África, defesa da democracia e ações ligadas à transição ecológica. É uma celebração que mistura arte, ciência e reflexão sobre o futuro comum.
“Para mim, é um manifesto de amizade. Eu acho que os franceses têm uma empatia muito grande e uma simpatia natural em relação ao Brasil. Eu queria que essa temporada fosse realmente um manifesto de renovação da nossa amizade”, disse Anne Louyot – Comissária-geral da Temporada França-Brasil.

Notícias Semelhantes