MUSAL tem programa especial no Dia Internacional de Museus

Evento terá exposição de aeronaves, demonstrações aéreas e outras atividades interativas

O Museu Aeroespacial promoverá um evento gratuito em comemoração ao Dia Internacional de Museus, que será realizado no dia 21 de maio, das 9h Às 17h, quando toda a família poderá usufruir do amplo espaço expositivo do MUSAL, que possui mais de 70 aeronaves históricas como exemplo: 14-Bis, Demoiselle, Caudron G-3, P-47, Pilatus, F-5, B-25, C-47, Mirage, C-130, Electra e outras. Também estarão disponíveis para visitação às salas temáticas, as quais enaltecem fatos históricos e personalidades da História da Aviação como: a campanha da FAB na II Guerra Mundial, a atuação da Mulher na Aviação, a Indústria Brasileira de Aviação – EMBRAER, Santos Dumont, Primórdios da Aviação, entre outros.

Atividades
Além da visitação ao museu, o evento será animado pelo DJ Rafael e o público contará com atividades educativas, culturais e recreativas para todas as idades, por exemplo: aeromodelismo, balonismo, oficinas educativas do SESC, parque de diversões, planetário itinerante do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, exibição de filmes históricos, demonstração dos cães do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) e das atividades da Guarda Municipal do Rio, Clube do Livro do INCAER e Biblioteca do Exército (BIBLIEX), entre outros entretenimentos. O evento contará com ampla praça de alimentação, onde serão disponibilizadas várias opções de refeições e lanches.

O MUSAL convida o público a praticar a solidariedade, levando um quilo de alimento não perecível, porém a entrada é gratuita. Os mantimentos serão doados ao Instituto “Casa Viva”, uma organização que atua em atendimento às necessidades da população em vulnerabilidade social.

Haverá estacionamento nas proximidades e um esquema especial de trânsito, sendo oferecidas vagas especiais para pessoas com deficiência, estando todas essas informações disponíveis no site do Museu Aeroespacial ( www.fab.mil.br/musal ).

Serviço
MUSAL realiza programação especial em comemoração ao Dia Internacional de Museus
Data: 21 de maio de 2023
Horário: 9h às 17h
Local: MUSAL – Avenida Marechal Fontenelle – nº 2000 – Campo dos Afonsos – Rio de Janeiro
Programação completa disponível no site do MUSAL: http://www.fab.mil.br/musal

Dia Especial
Celebrado anualmente no dia 18 de maio, o Dia Internacional de Museus foi criado em 1977, através da iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) incentiva todos os museus e instituições culturais brasileiras a desenvolverem uma programação especial ao longo da respectiva semana, tendo como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar, a sustentabilidade e apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), destacando: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra. Em 2023, a 21ª edição da Semana Nacional de Museus traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade.

IBRAM
O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) é uma autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, órgão gestor da Política Nacional de Museus, com a finalidade de promover e assegurar a execução de políticas públicas para o setor museológico, contribuindo para a organização, gestão e desenvolvimento de instituições museológicas e seus acervos.

O MUSAL
O MUSAL é o maior museu de aviação do Hemisfério Sul, tendo por missão preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira, por intermédio de seu acervo. O Museu oferece ao público atividades culturais e educacionais, as quais aproximam seus visitantes a temáticas relacionadas à aviação e à História da Força Aérea Brasileira. Utilizando-se de um vasto acervo disposto em diversas áreas expositivas, com vídeos e telas interativas, visitas mediadas, oficinas educativas e exibição de filmes históricos, o Museu Aeroespacial se torna espaço de construção de conhecimento e de entretenimento de forma inclusiva.

(c) Divulgação

Notícias Semelhantes