Photo Credit To ELIANDRO FIGUEIRA

Mercado de trabalho exige formação e atualização

Da Redação

O dinamismo do mercado de trabalho tornou a graduação e a especialização essenciais. Com diversas tendências, processos e oscilações, a preocupação na escolha ou transição de carreira tem crescido a cada ano. Consultora em planejamento de carreira e mestre em Administração e Negócios, a professora Mylene Dias Rezende, acredita que é preciso entender a importância de um projeto de vida e carreira. “O profissional que negligencia o planejamento de sua carreira, que não investe em uma graduação que proporcione melhores remunerações e mais qualidade de vida para a família, pode até evoluir, mas levará muito mais tempo”, explica.

Entre as áreas que apresentam oportunidades está a de Marketing. Para a consultora, diferentemente de muitas práticas observadas, são em momentos de crise que esse profissional é ainda mais importante. Uma boa rede de relacionamentos é fundamental. “As melhores oportunidades de trabalho são divulgadas entre membros de grupos de RH, entidades de classe e profissionais de empresas diversas. Aqueles profissionais que estabelecem relações reais e sustentáveis em longo prazo já saíram na frente”, comenta Mylene.

Farmácia e Fisioterapia são outros segmentos com boas perspectivas para profissionais em formação. Outro setor apontado por especialistas de RH como celeiro de oportunidades é a área de Engenharia. “Toda a tecnologia utilizada hoje traz também a necessidade de pessoas que entendam de processos automatizados. Além disso, o conhecimento de outros idiomas, como inglês e espanhol, são importantes diferenciais”, explica a consultora.

O Lean Manufacturing, primeiro laboratório acadêmico com a configuração Lean Board/FlexSim, que é a junção do jogo LEAN BOARD GAME® e o software de simulação 3D que a Faculdade Max Planck inaugurou em 2015. O objetivo é contribuir para uma formação mais próxima da realidade, com interfaces entre áreas como Engenharias, Logística, Administração e RH. Professora dos cursos de RH, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle de Automação da Faculdade Max Planck, Carla Borges utiliza o laboratório como uma prática para os alunos.

E se a palavra de ordem é vencer os desafios em tempos de recessão econômica, o empreendedorismo tem sido apontado como uma das saídas inteligentes. Nesse caso, carreiras como Arquitetura e Gastronomia ganham destaque, uma vez que os profissionais podem atuar de forma bastante positiva à frente do próprio negócio.

IMPLANTADO EM 2015 Além de apoiar os acadêmicos, laboratórios como o Lean Manufacturing

Notícias Semelhantes