Photo Credit To divulgação

Memórias de uma história de sucesso

O colégio considera o aluno como ser único, individual e preza o compromisso com a educação

No dia 20 de abril, o Colégio Meta perdeu seu mentor e fundador, professor Luiz Carlos da Silva. Inaugurado em 28 de fevereiro de 1994, a Instituição preserva proposta educacional progressista e inovadora, considerando o aluno como ser único, individual e dedicando a ele atenção personalizada. Com metodologia de ensino projetada, construída e desenvolvida por equipe de profissionais com titulação de mestres, especialistas e graduados, o Colégio Meta tem por objetivo prioritário formar indivíduos competentes para enfrentar os desafios do futuro com dignidade, ética, inteligência e moral.

Seu fundador, Professor Luiz Carlos da Silva, manteve-se à frente da Instituição, ao longo desse período, perseguindo uma trajetória que conduziu o Colégio a constituir-se como Instituição de Ensino de relevância e credibilidade. O reflexo dos diferenciais de sua proposta pedagógica pode ser constatado na vida acadêmica e profissional de tantos jovens formados nessa escola, confirmando os objetivos originais do Colégio: gestão democrática; formação para o exercício pleno da cidadania; formação para a continuidade dos estudos e inserção no mundo do trabalho; desenvolvimento da autonomia e da criatividade (formação integral do indivíduo).

Mas, para além da competência humana, empreendedora e educacional, o Professor Luiz ensinou sua equipe a compreender os estudantes como o motivo central da atuação de todos os envolvidos e esse diferencial é a marca registrada do Colégio Meta, o respeito, afeto, a compreensão, solidariedade, empatia e o atendimento das necessidades individuais, por meio da parceria efetiva com as famílias. Essa visão implantada com naturalidade na rotina escolar é reflexo dos princípios e valores que sempre regeram a vida desse grande Mestre!

Nascido na cidade de Tapiratiba, interior de São Paulo, esse homem corajoso perseguiu suas metas, apesar das poucas condições financeiras das quais dispunha, e conseguiu mudar o seu destino.

Nascido no dia 24 de abril de 1964, foi o último filho de uma família de 16 irmãos. Desde pequeno, Luiz Carlos, já demonstrava interesse pelos estudos. Como era o caçula, enquanto seus irmãos trabalhavam no canavial, sua função era auxiliar sua mãe em algumas tarefas. Posteriormente, também chegou a trabalhar na colheita de cana-de-açúcar, mas não por muito tempo. Ele queria outras oportunidades e, como era muito inteligente, sabia que o único caminho seria o estudo. Com extrema dedicação e persistência, conseguiu uma vaga de auxiliar de almoxarifado na Usina Itaiquara e, à noite, cursava “Técnico em Contabilidade’’. Em 1986, concluiu sua primeira graduação e tornou-se professor de História, mudando-se para Indaiatuba em 1990, já casado com sua fiel companheira, Maria de Lourdes dos Santos, época em que assumiu aulas de História no Colégio Deolinda Maneira Severo e encontrou sua verdadeira vocação.

Em 1991, nascia Ana Caroline, primeira filha do casal e, junto dela, a esperança de que tudo daria certo. Em 1992, Luiz Carlos concluiu sua segunda graduação, tornando-se Pedagogo e, em 1993 nascia Helena, a segunda filha do casal. Em 1994, Luiz resolveu criar um cursinho preparatório para a Fiec, chamado “Curso Alternativo” e, um ano depois, foi chamado pela antiga Gessy Lever (atual Unilever) para dar aulas de Telecurso 2000, dentro da empresa. Logo, o convite se estendeu para o curso supletivo e, para atender a essa demanda era necessário encontrar um novo espaço, fato que o levou a conhecer a Direção da escola “Meta Supletivo”, com a qual estabeleceu parceria, posteriormente culminando na aquisição da escola. Em 1997, Luiz assumiu a Direção do Colégio, com apenas 42 alunos de Curso Supletivo, mesmo ano em que nasceu Rodolfo, o terceiro e último filho do casal. Trabalhou muito, desempenhando dupla jornada porque não queria deixar a sala de aula, sua grande paixão.

Esse é o contexto do nascimento do Colégio Meta, que, desde então, nunca parou para garantir aos seus estudantes educação qualitativa, inclusive ampliando suas instalações para a sua segunda unidade, localizada em Itaici, em 2014.

Certamente, o professor Luiz Carlos da Silva deixará saudade. Eleito vereador em 2020 porque também perseguia o ideal de fazer mais pelas pessoas e por Indaiatuba, seu admirável percurso registrou marcas e memórias que jamais se apagarão. No Colégio Meta, seus valores e princípios serão eternos!

Para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelos profissionais do Colégio, acesse o portal www.colegiometa.com ou faça-nos uma visita. A Unidade I está situada na Rua Hermínio Steffen, 96, Jardim Regina, e a Unidade II, na Avenida Cel. Antônio Estanislau do Amaral, 1.541 Itaici.

 

Notícias Semelhantes