Membros do Conirpi se reunem com secretário de infraestrutura e meio ambiente

Barragem do Piraí atenderá os municípios de Indaiatuba, Itu e Salto

Na segunda-feira (18) aconteceu, na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o encontro entre o deputado estadual, Rogério Nogueira (DEM), a superintendente adjunta do Saae Vanessa Küh, o prefeito de Salto e presidente do Conirpi (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí), José Geraldo Garcia (PP), e o presidente da Câmara Municipal de Salto, Lafaiete Pinheiro dos Santos com o secretário da pasta, engenheiro civil Marcos Penido. O objetivo do encontro foi discutir o licenciamento para início das obras da barragem do rio Piraí, que será construída no município de Salto e atenderá os municípios de Indaiatuba, Salto e Itu. A barragem é viabilizada através do Consócio Intermunicipal entre os municípios de Indaiatuba, Salto e Itu.
Também estavam presentes o vereador da cidade de Salto, Roberto Natalino Silveira, o diretor de avaliação de Impacto Ambiental da Cetesb, Domenico Tremaroli, e o engenheiro do Saae/ Indaiatuba, José Antonio Rolim.
Este encontro foi importante para apresentar ao secretário os fatores que tornam de grande importância a construção da barragem para toda a região, mostrando o quão necessário é o início das obras que beneficiará mais de 600 mil habitantes.
O prefeito de Salto apontou também os problemas com depósito de enorme quantidade de lixo que o município vem enfrentando por estar as margens do rio Tietê.

Conirpi
O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí foi criado e instalado solenemente no dia 12 de junho de 2003, pelos municípios de Indaiatuba, Salto e Itu para aumentar a disponibilidade hídrica da região.
O órgão tem por finalidade planejar, adotar e executar planos, programas e projetos destinados a acelerar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.
Outro objetivo do Consórcio é promover programas ou medidas destinadas à recuperação do meio ambiente das quatro cidades consorciadas, com atenção especial ao Ribeirão Piraí.
O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (PMDB) foi presidente por dois mandatos (2017 e 2018) atualmente vice, agilizou diversas frentes como as desapropriações e licenciamentos. Desde janeiro de 2019 o prefeito de Salto, José Geraldo Garcia está como presidente do Consórcio.

Barragem
A barragem do Ribeirão Piraí será construída na divisa dos municípios de Itu e Salto. Terá 386 metros de comprimento, 15 metros de altura, espelho d´água de 1,3 km² e capacidade para armazenar 9 bilhões de litros de água.
A área total desapropriada é de mais de 2,97 km². A obra garantirá a ampliação do volume de captação dos municípios de Indaiatuba, Salto, Itu e Cabreúva.

Notícias Semelhantes