Jovem entre 18 e 24 anos é o ‘terror’ das seguradoras

Por Rafaela Borges/AE 

O preço do Seguro de Veículos para mulheres não é mais inferior ao dos homens. Ou não é tão mais barato quanto antes. “Se a apólice de um homem custa R$ 1.400, a da mulher com perfil semelhante sairá por cerca de R$ 1.300”, diz Rodolfo Lopes, sócio de uma corretora.
De acordo com o corretor, isso pode estar relacionado com o aumento do índice de sinistralidade entre elas. As seguradoras não falam abertamente sobre grupos de clientes com maior ou menor risco.
“O cálculo do valor do Seguro é feito com base em vários fatores, como a idade do segurado, seu local de residência e onde ele costuma ir, histórico de direção, hábitos de utilização do automóvel, entre outros”, diz o diretor de outra seguradora, Jaime Soares.
Os corretores de Seguros dizem que esses grupos existem sim. O terror das seguradoras são os jovens com idade entre 18 e 24 anos.
Eles são capazes de elevar não apenas o Seguro do próprio carro, mas também do veículo de seus pais.
“Se o segurado tiver um filho nessa faixa etária, o preço aumenta. Se o filho dirigir o carro do segurado, aumenta mais”, diz Lopes. Isso porque, segundo as estatísticas, os jovens são o grupo que mais se envolve em acidentes de trânsito.
Outro perfil cujos integrantes pagam mais é o de pessoas com número de CPF listado em Órgãos de Proteção ao Crédito. Na composição do preço do Seguro, considera-se que os endividados são mais estressados, ficando sujeitos a ocorrências no trânsito.
O grupo ideal (para a seguradora) é formado por pessoas casadas, com mais de 35 anos (independentemente do gênero). As seguradoras pressupõem que os solteiros saem mais e têm rotina menos previsível.
Ter ou não ter filhos é irrelevante, a não ser que sejam do grupo entre 18 e 24 anos e morem na mesma casa dos pais.
Os Seguros para idosos não são mais caros. Há casos em que ficam até mais em conta, pois esses motoristas são considerados mais experientes e atenciosos.
“Só haverá cobrança extra se o idoso tiver se envolvido em muitos sinistros”, explica Lopes. Como a composição do preço da apólice varia de uma seguradora para outra, não é possível mensurar o percentual exato que um grupo paga a mais que outro.

Descontos
Não é tudo que faz aumentar os preços, as seguradoras oferecem facilidades que ajudam a reduzir o valor da apólice. Há empresas que oferecem descontos para quem tem o dispositivo ‘Sem Parar’ no carro ou Cartão de Crédito da companhia.

Notícias Semelhantes