Iniciado centro de simulação realística da UniMax

Nessa quinta-feira lançada a pedra fundamental que dá início a uma construção do Centro de Simulação Realística na cidade de Indaiatuba. A realização do projeto é uma parceria da UniMax com a prefeitura da cidade e o Hospital Algusto de Oliveira Camargo. O Centro está sendo construído entre o hospital e a faculdade e servirá para auxiliar na formação dos alunos de medicina do Centro Universitário Max Plank e também para a formação e atualização de profissionais da saúde, como enfermeiros, médicos e outros.

O local será senário de simulações de vários procedimentos, dos mais simples como lavar as mãos até os mais sofisticados como a cirurgia robótica. Entre outras atividades os alunos irão treinar atendimento domiciliar e ambulatorial, e também os atediamentos hospitalares como enfermaria, UTI, centro cirúrgico, pronto atendimento, urgência e emergência.

A UniMax propôs aos alunos do curso de arquitetura para que eles fizessem o projeto do local, cumprindo assim também a premissa na Universidade que é a de fazer com que o aluno pratique, e assim está sendo feito. A previsão para a finalização da obra é em tempo recorde, de 3 a 6 meses. “A nossa coordenação do curso de medicina faz um trabalho que eu como educador a 26 anos, fico impressionado, eles tem todas as ferramentas que um educador sempre sonhou. Há um mês e meio a Dr. Valéria, coordenadora do curso de medicina, chegou para o professor Tannus e disse: ‘Nós vamos precisar de um centro de simulação’, eu olhei aquilo e pensei, como vamos fazer tudo isso? Era muita coisa, e a gente já olha para o lados das despesas, Mas o Professor Tanuus disse, apresente o processo e vamos fazer. Então as coisas aqui, com apoio da prefeitura e do Haoc, vão dando certo ao seu tempo e até mesmo antes do tempo” disse o diretor da UniMax, Professor Hércules Domingues.

Para o prefeito Nilson Gaspar o Centro de Simulação Realística será uma forma de garantir a melhor busca de conhecimento tanto para alunos quanto para os profissionais da área. “Se profissionalizar é sempre buscar mais conhecimento, e hoje nesse mundo da internet todo mundo tem a informação, mas são poucos que tem o conhecimento. E esse centro vai dar uma condição para que os futuros profissionais da área da saúde aprendam mais para que possam dar um tratamento e fazer um melhor acompanhamento aos seus futuros pacientes”, disse.

O principal objetivo do novo espaço é ser lugar onde será possível simular para garantir um atendimento cada vez mais eficiente à população, utilizando a tecnologia a favor do estudo. “Estamos aqui hoje assistindo a uma transformação no ensino, eu falo isso porque eu fiz medicina a 40 anos atrás e nessa época a gente não simulava, a gente trabalhava diretamente com o paciente, e o que estamos vendo aqui hoje é uma transformação. A faculdade de medicina hoje tem um conceito totalmente diferente e com muito mais respeito em relação aos pacientes e o que a gente espera com isso é que tenhamos bons médicos no futuro”, ressaltou o Diretor Geral do HAOC, Edmir Deberaldini.

Notícias Semelhantes