Indaiatubano morre em atentado

Senhor heleno de 84 anos estava no local e foi baleado pelo atirador, ele morreu no hospital

Na última terça-feira (11) aconteceu um ataque a pessoas que participavam de uma missa na Catedral Metropolitana de Campinas. Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, efetuou disparos matando 5 pessoas e deixando alguns feridos. 4 morreram na hora e Heleno Severo Alves, de 84 anos, morador de Indaiatuba morreu na tarde de quarta (12) após passar por cirurgia no Hospital Municipal Mário Gatti.
Segundo relatos da Polícia Civil o atirador entrou na igreja perto do término da missa que havia começado 12h15, ao final da celebração ele se levantou e disparou em 3 pessoas que estavam no banco atrás dele. E então começou a efetuar disparos aleatoriamente. Em poucos minutos a Polícia Militar entrou no local baleando o atirador que ao cair se matou. A polícia segue investigando os motivos do ataque. Morreram baleados Sidnei Vitor Monteiro, 39 anos, Cristofer Gonçalves dos Santos, 38 anos, José Eudes Gonzaga, 68 anos, Heleno Severo Alves, de 84 anos.
Mobilizada, a população de Campinas colocou flores em frente à Catedral em homenagem às vítimas mortas. O Prefeito Jonas Donizette (PSB) decretou ainda luto oficial de três dias. O caso virou destaque na imprensa internacional, emissoras, agências online e jornais da Europa, Estados Unidos, China e do Oriente Médio detalharam o episódio.
Heleno, última vítima a morrer, apesar da idade, era um homem ativo. Ele gostava de frequentar a Catedral em Campinas e ia de Indaiatuba até lá de ônibus, por muitas vezes sozinho. Segundo informações de amigos da família ele havia perdido o ônibus, mas, mesmo assim, decidiu ir. A família recebeu informações de que enquanto Euler ameaçava uma mulher, Alves tentou conversar com ele e então passou a ser o foco recebendo dois tiros, a mulher conseguiu escapar. Ela é Daniele Coutinho vendedora e disse que o atirador chegou de repente fazendo ameaças. “Ele pegou a arma e falou: todo mundo para trás. Na hora, eu esbocei uma reação. E, aí ele pegou e veio na minha direção. Eu levantei e uma moça disse: ‘fica sentada’. Eu disse não! Nessa hora, eu pensei nos meus três filhos na cabeça. Aí, ele falou assim: “se você não for para trás eu vou dar um tiro na sua cabeça. Nisso, tinha um senhorzinho do meu lado que tirou atenção dele. E, foi na hora em que ele deu o tiro no senhorzinho. Aí, eu sai correndo para fora e o guarda municipal me puxou”, disse .
O senhor de 84 anos não morreu na hora e foi levado ao hospital Mário Gatti onde passou por cirurgia para retirada das balas, com o quadro grave Heleno veio a falecer na tarde de quarta-feira. O enterro aconteceu ontem (13) às 15h com a presença de familiares e amigos.
O papa Francisco enviou telegrama à Arquidiocese de Campinas, a 98 quilômetros de São Paulo, lamentando a tragédia em que morreram seis pessoas. O pontífice pede que todos se esforcem para perdoar e fazer prevalecer o “amor sobre o ódio e a vingança, convida a todos, diante deste momento de dor, a encontrar conforto e forças em Jesus Ressuscitado, pedindo a Deus que a esperança não esmoreça nesta hora de prova”. O telegrama em nome de Francisco é assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. “Profundamente consternado pelo dramático atentado ocorrido durante a celebração da Santa Missa na Catedral da Arquidiocese de Campinas, o papa Francisco confia à misericórdia de Deus as vítimas e assegura a sua solidariedade e conforto espiritual às famílias que perderam seus entes queridos e toda a comunidade arquidiocesana, com votos de pronta recuperação dos feridos.”
Ele encerra a mensagem com uma bênção apostólica dirigida ao povo brasileiro, em especial aos campineiros.

Notícias Semelhantes