Indaiatuba registra assalto e outras ocorrências nessa última semana

Relatório da Secretaria de Segurança Pública mostra pequeno aumento na violência na cidade

A unidade do Jardim Pedroso, em Indaiatuba, das Lojas Americanasfoi assaltada no último domingo (3) logo no início da tarde. Dois funcionários estavam, no encerramento do expediente, fechando o estabelecimento quando foram surpreendidos por um homem que anunciou o assalto. O ladrão rou dezoito celulares e mais R$ 1.000,00 em dinheiro do caixa e, na sequência, fugiu. A polícia foi chamada mas não conseguiu localizar o elemento e, muito menos, os produtos e o valor subtraídos. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Mais violência
Os relatos na cidade na última semana não foram promissores em relação à segurança pública. Por exemplo: a Guarda Civil debelou estelionários na cidade, recuperou um carro produto de furto e prendeu um indivíduo que descumpriu medida protetiva. Isso sem falar que um Salão de Beleza, no centro, foi pichado. Esses casos são notórios e registrados. Ainda há que se considerar a violência que acontece e nem chega a ser denunciada pelas vítimas.

De acordo com o último relatório da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, relativo ao mês de maio de 2022, Indaiatuba registrou oficialmente um homicídio doloso (quando há intenção de matar), três homicídios culposos (quando não há intenção) no trânsito, 62 casos de lesão corporal dolosa, três casos de estupro, 25 roubos (incluindo dois veículos), 179 furtos variados e 14 furtos de carro.

O acumulado do ano, em cinco meses, registra: 2 homicídios, 262 lesões corporais, 28 estupros, 16 estupros de vulnerável, 102 roubos (incluindo veículos) e 817 furtos – também incluindo carros.

Comparação
Ainda faltam sete meses para o final do ano e a consolidação do relatório final de segurança. Mas, nos primeiros cinco meses de 2022, na comparação com o mesmo período de 2021, a violência aumentou em algumas áreas.

Contínuo
A Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba realizou no sábado (2) a cerimônia de formatura da 17ª turma da Guarda Civil. Os 16 aspirantes, sendo 15 de Indaiatuba e 1 de Rafard receberam 1.138 horas de treinamentos exigidos pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública). A solenidade aconteceu na Praça do Lago, contou com a participação da Banda do Exército Brasileiro e autoridades. O secretário de Segurança Pública de Indaiatuba destacou a importâncias dos novos agentes para o município. “Estamos encerrando mais uma formatura da Guarda Civil de Indaiatuba. É a 17ª turma que incorpora nossa instituição e vem agregar valor no patrulhamento ostensivo e preventivo de nossa cidade”, conclui Sandro Bezerra Lima.

O curso de formação em Segurança Pública, ministrado por 35 instrutores da divisão de ensino e treinamento da Guarda Civil de Indaiatuba, teve duração de sete meses. A grade de curricular foi dividida em nove módulos que abordaram Direito, Legislação Penal, Técnicas Operacionais, Disciplina e Hierarquia, Armamento e Tiro, entre outras.

Foto: Divulgação

Notícias Semelhantes