Harvard, MIT e Black Sisters in Law desembarcam em escola de Indaiatuba

Em uma iniciativa que mistura representatividade, educação e transformação social, o programa “Diálogos: Uma Nova Década – Encontro de Gerações de Líderes”, em parceria com a Black Sisters in Law e a Brazil Conference at Harvard & MIT 2025, desembarcou na Escola Estadual Camilo Marques Paula, em Indaiatuba. O projeto, que visa conectar líderes do presente e do futuro para impulsionar mudanças no Brasil, teve um significado especial para a advogada Fabiana Nunes, ex-aluna da unidade há 25 anos.

A Black Sisters in Law é uma rede formada por mais de 7 mil mulheres negras do Direito, que atuam de modo global para promover equidade racial e de gênero no sistema jurídico brasileiro. O grupo oferece mentoria, capacitação e leva diversidade e inclusão para os espaços jurídicos.

Arquivo Pessoal

Indaiatubana
Durante o encontro, Fabiana compartilhou sua trajetória – da rede pública à advocacia – e apresentou o Programa Diálogos, que incentiva jovens a refletirem sobre liderança e inovação social.

“Voltar à escola onde estudei foi emocionante. Quis mostrar que a educação pública é potente e que eles podem ocupar qualquer espaço, inclusive Harvard”, destacou Fabiana, referindo-se à Brazil Conference, evento que reúne anualmente lideranças brasileiras nos EUA.

Desafio
A vice-diretora Patricia Miyake, não apenas abraçou o projeto com entusiasmo, como foi essencial para a sua realização destacou “que a escola enfrenta o desafio de manter os jovens no ensino médio, porque muitos acabam ingressando no mercado de trabalho e transferindo de escola; mas nosso compromisso é mostrar que a educação é o caminho para conquistas ainda maiores. Este projeto veio coroar o trabalho que já realizamos – provar que nossos estudantes podem sim, chegar às melhores universidades e construir futuros extraordinários.

Cada aluno que escolhe continuar estudando para o vestibular é uma vitória coletiva, e foi isso que a Fabiana fez, ao contar a história dela; mostrar que estudou aqui no Camilo; fez com o que os alunos sentissem que é possível”. Como parte do projeto, os estudantes estão elegíveis a escrever artigos sobre “O Brasil que Queremos na Nova Década”. Os melhores textos serão premiados com: Cursos de inglês e informática; Workshop de desenvolvimento e carreira, entre outros.

“Queremos que esses jovens vejam a educação como um passaporte para mudar suas histórias”, reforçou Fabiana.

Um hub
Organizada por estudantes brasileiros de Harvard e MIT, a Brazil Conference (www.brazilconference.org) é o principal hub que conecta gerações de líderes para catalisar mudanças reais no país. Combinando debates de alto nível com ações práticas – como o projeto “Diálogos” em escolas públicas –, a conferência transforma ideias em soluções, levando da academia às comunidades as ferramentas para construir um Brasil mais justo e inovador. A edição 2025, com o tema “Uma Nova Década”, reforça esse compromisso ao unir vozes estabelecidas e emergentes em torno de educação, equidade e desenvolvimento sustentável.

Notícias Semelhantes