Photo Credit To Giuliano Miranda – RIC/PMI

Funssol relata cursos e atividades de 2018

O Fundo Social de Solidariedade (Funssol) continuou com suas ações durante o ano de 2018, com a manutenção das turmas dos cursos dos Projetos de Geração de Renda, o de Padaria Artesanal, Tesoura Encantada (Corte e Costura) e desenvolvimento do projeto Vida Feliz com atendimento aos idosos. Em setembro, com a inauguração do Espaço Bem Viver ‘Mario Jacinto da Silva’, para atendimento da população acima de 55 anos, o Funssol aceitou o desafio e passou a oferecer oficinas: Macramê, Bordado, Abstração e Percepção (espatulado sob tela), culinária de Trufas e Pão de Mel, Chocotone, Panetone Doce e Salgado e Tortas Doces e Salgadas. Também articulou com a Secretaria de Cultura as Oficinas de Teatro, Poesia e Mandala.
A presidente do Funssol Enides Nogueira Lopes Cruz explicou além da rotina dos projetos desenvolvidos pelo Fundo, em 2018. Também começou a atuar no prédio do Espaço Bem Viver que é compartilhado pelas Secretarias de Esportes, Educação, Família e Bem Estar Social, Cultura, Funssol (Fundo Social de Solidariedade) e Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura). “É um espaço novo e nesses três meses atendemos um público diferente daquele ao qual já trabalhamos em nossos projetos. As oficinas oferecidas foram um sucesso. Tivemos 100% de participação e com lista de espera em todos os cursos. Nesse período, conseguimos perceber quais são as áreas de interesse dos novos alunos”.
O Funssol investiu mais de R$ 21 mil na compra de equipamentos como geladeira, fogão, micro-ondas, móveis, eletrodomésticos, utensílios domésticos entre outros itens para oferecer os cursos. Atendeu de setembro a dezembro, 12 turmas e 138 alunos acima de 55 anos. O Espaço Bem Viver ‘Mario Jacinto da Silva’, localizado na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no prédio onde também funciona a sede da Associação Amigos de Bairro XVI de Janeiro, também sedia o grupo da 3ª idade ‘Amigos para Sempre’.
Enides Nogueira informou que em 2019, o Funssol buscará novas parcerias e articulará com a Secretaria de Cultura, novas oficinas para oferecer aos maiores de 55 anos. A presidente destacou que o ano de 2018, apesar da situação econômica do país, o Funssol manteve todos os seus projetos e buscou aprimorar as atividades relacionadas para atender as necessidades e problemas locais da população.
O Funssol desenvolve projetos direcionados à 3ª idade e de geração de renda (cursos de Padaria Artesanal, Costura Inicial, Corte e Costura e Patchwork), recebe doações e faz repasses. O Fundo recebe doações de gêneros alimentícios, utiliza em seus projetos quando necessário e demais são repassados para Instituições cadastradas na Secretaria da Família e do Bem Estar Social.

Notícias Semelhantes