Photo Credit To Eliandro Figueira – RIC/PMI

Fundação Pró-Memória promove Semana de Férias

Atividades acontecem de 22 a 27 de julho, são gratuitas e abertas à população

A ‘Semana de Férias no Casarão’ é uma tradição no Museu Municipal. Para este ano, a Fundação Pró-Memória, programou novidades para atender desde bebês até a terceira idade. As inscrições estão sendo realizadas na Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto, desde a sexta-feira (12). Mais informações no (19) 3875-8383.
Na segunda-feira, dia 22, na parte da manhã, acontece a Oficina ‘Um Dia de Da Vinci’. Voltada para bebês de 0 a 3 anos, suas telas serão caixas de salgados e suas tintas serão feitas à base de alimentos naturais. Uma atividade que unirá pais e filhos em interação única. E tudo ao som de lindas sinfonias! Recomenda-se que os bebês venham com roupas que possam sujar. Já à tarde será voltada para o público idoso. A oficina Casarão 60+, promove duas atividades que visam trabalhar com a imagem, a coordenação motora e a memória dos visitantes da terceira idade. Por fim, ocorre uma conversa – acompanhada de um coffee break – sobre as perspectivas desse público acerca do Museu.
Entre os dias 23 e 27, as atividades serão voltadas para o público de 7 a 10 anos. Serão promovidas oficinas divertidas, onde as crianças aprenderão brincando. Ao final do dia, será oferecido um lanche aos participantes das oficinas.
No sábado acontece uma Contação de Histórias, aberta ao público geral, seguida de um piquenique coletivo. Recomenda-se que as crianças venham com roupas confortáveis e bonés.

ATIVIDADES
•Na segunda-feira a Oficina ‘Um Dia de Da Vinci’. Para os bebês que adoram descobrir novidades todos sabem, porém muitos familiares ainda temem o uso de tinta nesta faixa etária, já que nessa idade as crianças ainda têm o hábito de levar tudo até a boca. No entanto este contato é importantíssimo para o desenvolvimento infantil. Pensando nisso criamos a Oficina ‘Um Dia de Da Vinci’, voltada para bebês de 0 a 3 anos, onde suas telas serão caixas de salgados e suas tintas serão comestíveis, tendo como base alimentos naturais. Duração máxima de 2h (9h às 11h), as responsáveis Tami Coelho Ocar e Yara Raquel S. Cruz para o público máximo de 10 bebês + respectivos pais (pais ou responsáveis deverão permanecer nas dependências do Museu durante a realização de toda a atividade).
• Casarão 60+ para quem pensa que o ‘Férias no Museu’ é um período de diversão só para a criançada está enganado! No Museu Casarão Pau Preto os idosos poderão curtir uma tarde participando de alguns jogos lúdicos. As atividades visam trabalhar com a imagem, a coordenação motora e a memória dos visitantes da terceira idade. Duração de 2h30 (14h às 16h30), com as responsáveis Tami Coelho Ocar e Yara Raquel S. Cruz, para o público máximo de 30 idosos. As inscrições acontecem desde a sexta-feira (12), e em seguida será oferecido um coffee break, das 1630 às 17h.
• De terça-feira, dia 23, a sábado, dia 27, as Oficinas são para crianças de 7 a 10 anos de idade. Público máximo de 20 crianças e as inscrições no Museu. De terça a sexta será oferecido lanche para as crianças, das 16h30 às 17h. No sábado será realizado um piquenique coletivo, com duração de 2h (15h às 17h) e cada criança deverá trazer um prato de doce ou salgado.
• Oficina de pulseiras com tear de papelão ocorre no dia 23, com duração de 2h30 (14h às 16h30), com a responsável: Yara Raquel S. Cruz. A confecção de pulseiras sempre foi algo terapêutico, mas já imaginaram criar pulseiras únicas usando linha e papelão? Lá eles aprenderão a confeccioná-las em teares de papelão, e de quebra totalmente sustentáveis.
• A Oficina de ‘Isogravura’ acontece no dia 24, com duração de 2h30 (14h às 16h30), com as responsáveis Tami Coelho Ocar e Yara Raquel S. Cruz. A ‘xilogravura’ é uma técnica artística antiga, inventada provavelmente pelos chineses por volta do século VI. Na Idade Média ela se popularizou no Ocidente, sendo trazida ao Brasil pelos portugueses. Aqui a ‘xilogravura’ se desenvolveu sobretudo no Nordeste, dentro da Literatura de Cordel. A técnica original se baseia na utilização de uma matriz de madeira, onde a tinta é passada e depois ‘carimbada’ em uma folha de papel. Nessa oficina as crianças aprenderão um pouco sobre essa arte e produzirão suas próprias ‘Isogravuras’ (versão em que a madeira é substituída por bandejas de isopor), as quais participarão de uma ‘Exposição Virtual’ na página do Facebook da Fundação Pró-Memória.
• Oficina de Arqueologia será no dia 25, com duração de 2h30 (14h às 16h30), com a responsável: Tami Coelho Ocar. Quem nunca sonhou em ser um Indiana Jones, viver aventuras? na Semana de Férias no Casarão Pau Preto. As crianças terão breve palestra onde será ensinado sobre o que é Arqueologia e como trabalha o arqueólogo. Depois passarão por algumas etapas de um trabalho de Arqueologia: escavação, registro, identificação, catalogação e análise das peças, de uma forma lúdica e divertida.
• Caça ao Tesouro pelo Bosque será no dia 26, com duração de 2h30 (14h às 16h30), com a responsável: Yara Raquel S. Cruz. ‘Andem, Marujos, Não Temos Tempo A Perder! O baú do tesouro nos espera!’ Piratas viviam aventuras únicas, cheias de mistérios, lendas e, no final, uma grande recompensa os esperava. A Caça ao Tesouro é para as crianças, tratando-se de atividade divertida que auxilia nas partes intelectual, físico e social dos pequenos. Pensando nisso traremos uma incrível caça ao tesouro, aonde as crianças poderão se divertir e, de quebra, descobrir mais sobre os segredos que rondam o Museu Casarão Pau.
• Contação de Histórias com a trupe ‘A Hora da História’ no dia 27, das 14h às 15h para todo o público.

Notícias Semelhantes