Photo Credit To DIVULGAÇÃo

Fiec realiza Balanço de 2018

Fundação também oferece uma das mais completas infraestruturas de escola técnica do país

A Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) é reconhecida como referência nacional em Ensino Profissionalizante. Oferece uma das mais completas infraestruturas do país, diferenciando-se de todas as outras por ser uma escola pública, totalmente gratuita.
Considerada uma das escolas que oferece os melhores Cursos Técnicos do Brasil, foi escolhida pelo Ministério da Educação para ampliar a formação de mão de obra qualificada em Itu e São João da Boa Vista. Em 2018, através dos Convênios entre as Prefeituras de Indaiatuba, Itu e São João da Boa Vista e Unifae, a Fiec instalou unidades remotas nas cidades e ofereceu ao todo 390 vagas para a qualificação de jovens que estão cursando o Ensino Médio.
Sempre investindo em infraestrutura a Fiec entregou em novembro o novo Laboratório de Análises Clínicas para práticas acadêmicas. O espaço está equipado com modernos equipamentos das áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Ao todo são 18 equipamentos, do qual se destaca o Analisador Bioquímico Automatizado que tem a capacidade de realizar 260 testes por hora de glicose, colesterol total e frações, triglicérides, ácido úrico, ureia, creatinina, proteínas, enzimas, eletrólitos e função hepática entre outros. Também realizou reformas e ampliações de salas e laboratórios para atender os alunos dos cursos técnicos de Cozinha e Nutrição.
Para o superintendente da Fiec, João Neto, o ano de 2018 foi produtivo uma vez que houve a implantação de mais 720 vagas do Mediotec. A ação garantiu aos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio a oportunidade de cursarem um Técnico. “Através do Mediotec, programa do Governo Federal, e o Vestibulinho realizado com recurso do munícípio de Indaiatuba, conseguimos atender 2.574 jovens em 19 opções de Cursos Técnicos. O FIC (Formação Inicial e Continuada), também beneficiou 1,2 mil pessoas”.
A Fiec além de ser referência em Ensino Técnico e formar mão de obra qualificada, também oferece projetos para a comunidade. Mais de cinco mil pessoas foram atendidas através dos Projetos de Inclusão Digital, Atendimento Solidário, Aluno Saudável, Pintura em Tela, Tecido e Artesanato e Doação de Sangue.
No planejamento de 2019, há previsão de 480 vagas divididas em dois Vestibulinhos. Serão 240 vagas por semestre e 6 opções de cursos técnicos, que serão oferecidos através de recursos disponibilizados pela Prefeitura de Indaiatuba. Além disso, novos polos de Informática Básica serão instalados no município. Em breve duas unidades já começarão funcionar, uma no Espaço Bem Viver e outra para atender a população do Campo Bonito. “Mais de 500 pessoas são inseridas a cada dois meses no projeto de Inclusão Digital. Este projeto atende um pedido do Prefeito Nilson Gaspar, que é qualificar pessoas de várias idades e promover oportunidade a todos”.
Por fim, o superintendente avalia que o desempenho da Fiec no cenário nacional de Educação Profissional em 2018 deve-se ao comprometimento de várias diretrizes. “Quero agradecer a dedicação de todos os funcionários, professores e alunos da Fiec. Tenho certeza que o ano de 2019 será de muito trabalho, e a dedicação de cada um será de extrema relevância para atingirmos nossa meta, que é sempre oferecer o melhor para a população. Continuaremos trabalhando lado a lado com o Prefeito Nilson Gaspar, buscando Recursos Federal e Estadual para Indaiatuba”, finaliza João Neto.

 

BALANÇO 2018

Parceria com Governo – Pronatec / Mediotec

A Fiec foi a primeira escola técnica municipal do Brasil a aderir o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), programa do Governo Federal, e hoje é a única a ter o Mediotec.

Mediotec
A Prefeitura conseguiu para a Fiec, com o Ministério da Educação, 1.220 vagas para o Mediotec/Pronatec. A parceria proporciona Curso Técnico gratuito aos alunos que estudam no 2º ou 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública, com 18 opções de cursos, 300 horas de inglês, sendo 100 horas obrigatórias em todos os técnicos.
Os cursos são: Administração; Análises Clínicas; Automação Industrial; Cozinha; Design de Interiores; Edificações; Eletroeletrônica; Enfermagem; Farmácia; Imobilizações Ortopédicas; Informática SI; Informática NET; Logística; Mecânica; Mecatrônica; Nutrição; Química e Segurança do Trabalho.
Em Indaiatuba 1.558 jovens foram atendidos em 2018 pelo Programa.

Unidades Remotas
Devido à qualidade de ensino reconhecida, a Fiec foi escolhida pelo Ministério da Educação para ofertar os cursos nas cidades de Itu e São João da Boa Vista.
Em Itu foram oferecidas 130 vagas para os cursos de Administração, Edificações, Informática e Logística.
Em São João da Boa Vista foram 180 vagas para os cursos de Farmácia, Edificações, Informática e Logística.
Foram 1.848 jovens atendidos através do Convênio com o Mediotec em 2018.
FIC – Cursos de Formação Inicial e Continuada
Através do FIC (Programa de Formação Inicial e Continuada), inserido no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal, a Fiec ofereceu 13 opções de cursos, totalizando 1,2 mil vagas nos cursos de Assistente Administrativo, Inspetor de Qualidade, Vendedor, Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil, Confeiteiro, Inglês Básico, Espanhol Básico, Desenhista Mecânico, Desenhista da Construção Civil, Auxiliar de Farmácia de Manipulação, Eletricista Predial de Baixa Tensão, Instalador de Redes de Computadores e Auxiliar de Operação de Tratamento de Água.
Os cursos têm duração máxima de três meses e os alunos recebem Certificados de Conclusão. Os alunos dos cursos Cuidador de Idoso e Infantil recebem também a Certificação Internacional da AHA (American Heart Association), que é referência mundial no atendimento de emergências.
Foram 1,2 mil beneficiados pelo Programa.

Cursos técnicos
A Fiec ofereceu 240 vagas para os cursos de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Administração, Cozinha, Logística, Mecatrônica, Nutrição e Dietética e Química no vestibulinho 2º semestre de 2018.
Cursaram 590 alunos os cursos Técnicos em 2018.

Tecnólogo
Cursaram o Tecnólogo em Processos Químicos 79 alunos durante o ano de 2018.

Notícias Semelhantes