Fiec é reconhecida como referência

Fundação indaiatubana foi a primeira instituição de ensino do país a aderir ao Mediotec

Foto Juliana Wolf – FIEC

A Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) é reconhecida como Escola Técnica referência nacional no Ensino Profissionalizante que oferece uma das mais completas infraestruturas do país, diferenciando-se de todas as outras por ser uma escola pública, totalmente gratuita e considerada pelo MEC como o melhor Curso Técnico Municipal do Brasil. Foi a primeira do país a aderir ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), programa do governo federal, e hoje é a única a ter o Mediotec, que oferece formação técnica voltada para alunos do Ensino Médio.
A parceria proporciona curso técnico gratuito a todos os alunos que estudam no 2º (segundo) ou no 3º (terceiro) ano do Ensino Médio e possui 19 opções dos mais variados cursos com 300 horas de inglês, sendo 100 horas obrigatórias em todos os técnicos; sempre com a finalidade de suprir a demanda por mão de obra capacitada para o mercado de trabalho. Os cursos são: Análises Clínicas, Administração, Automação Industrial, Cozinha, Design de Interiores, Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Farmácia, Mobilizações Ortopédicas, Informática, Informática para Internet, Logística, Meio Ambiente, Mecânica, Mecatrônica, Nutrição, Química e Segurança do Trabalho.
A Fiec foi classificada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) entre as dez melhores Escolas Técnicas do mundo, a única Pública, que através de uma Educação Multidisciplinar participa de projetos educacionais diferenciados. Um exemplo é a participação de quatro alunos, no 4×4 Schools Land Rover-Jaguar, neste ano, em Abu Dhabi, no International Robotics Forum for High. Outros exemplos são a participação de quatro alunos que foram para o Japão e mais dois alunos que participaram do Curso de Culinária no Italian Culinary Institute for Foreigners, em Turim, Itália. Alunos da Fundação também marcaram presença em Competições da Cisco de Habilidades de IT Essencials da América Latina e Caribe e na Maratona de Aplicativos Google-Fiap/Brasil.

Instituição é modelo no país como Escola Técnica de Ensino Profissionalizante

A Fiec disponibiliza aos seus alunos a ferramenta de Inventário de Competências Profissionais Etalent. Trata-se de uma avaliação que as empresas utilizam a fim de identificar quais candidatos possuem maior aderência ao perfil comportamental desejado para a vaga disponível. Há também o ‘Portal do Emprego’, tecnologia interativa para busca de postos de trabalho; tudo isso contribui para que sejam colocados cerca de 750 estagiários no mercado.
A Fundação é recertificada nos cursos técnicos em Química e Meio Ambiente pelo Conselho Regional de Química com o Selo de Qualidade; possui o Selo de Gestão de Qualidade Coren; possui a Certificação American Heart Association para o curso de Enfermagem e mais a Certificação do Crea (Conselho Regional de Engenharia) para o curso técnico de Edificações e ainda é Academia Cisco, na área da Tecnologia da Informação.
Independente dos cursos técnicos a Fiec conta com o Superior de Tecnólogo em Processos Químicos. E, ainda em 2017, dois cursos rápidos e inéditos foram iniciados através da Formação Inicial e Continuada (FIC). Trata-se dos cursos ‘Cuidador de Idoso’ e ‘Cuidador Infantil’.
A Fundação realiza também ações sociais, e uma das mais importantes e reconhecidas é a campanha de Doação de Sangue; que ocorre sempre no último sábado de cada mês e atinge uma média anual de 1,5 mil bolsas coletadas. Inclusão Digital, Atendimento Solidário, Aluno Saudável e Pintura em Tela, Tecido e Artesanato são programas gratuitos destinados à população de Indaiatuba que hoje faz parte da história da Fiec.

Visita Ilustre
O superintendente João Neto, recepcionou no baile de formatura da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, ocorrido na sexta-feira (8), no Indaiatuba Clube, um convidado ilustre. Estamos falando do juiz de Direito, Dr. Carl Olav Smith, filho da indaiatubana Donária Sannazzaro Smith e do Dr. Olav Smith.
Além de ter apreciado muito o baile, Dr. Carl avisou que marcará uma visita para conhecer melhor a Fiec, uma vez que é uma Fundação Pública de Direito Público, renomada, o que possibilitaria com certeza uma eventual parceria na área de capacitação com Associação Brasileira de Magistrados.
Dr. Carl Olav Smith é o atual Secretário Geral do Enfam – Escola Nacional de Formação de Magistrados em Brasília, assessor do presidente do Superior Tribunal de Justiça e foi também assessor do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa.

Funcionária
A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) realizou no sábado (9), em Sessão Solene a entrega da Medalha João Tibiriçá Piratininga e a premiação para os funcionários padrão da Administração Municipal, autarquias e fundações, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).
A cerimônia ficou marcada pelo fato de duas pessoas receberem a medalha, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol), Enides Nogueira Lopes Cruz, e a educadora Leonor Amstalden.
A Funcionária Padrão de 2017, eleita pelos funcionários da Fiec, foi Dulciléia Teixeira de Carvalho Muneratti, chamada por todos de ‘Léia.’

Notícias Semelhantes