A equipe do Primavera SAF está a apenas 90 minutos de ingressar, pela primeira vez, na elite do futebol paulista. Neste sabado (29), o time joga a segunda partida semi-final contra o Taubaté em Indaiatuba, no estádio Ítalo Mario Limongi, e precisa apenas de um empate — haja vista que venceu o primeiro duelo, em Taubaté, por 2 a 0.

Sólido
O “Fantasma” tem uma campanha sólida no campeonato da Série A2 deste ano. Fechou a etapa de classificação com 28 pontos em 15 jogos, com sete vitórias, sete empates e apenas uma derrota – a equipe de Indaiatuba chegou a ficar 20 jogos sem perder se contabilizados os jogos de 2024.do. Na fase decisiva, as quartas de final, o Primavera empatou com o Santo André no primeiro jogo e venceu a segunda partida.
História
A atual temporada é mais um capítulo especial na história recente do clube, que teve o ex-jogador Deco como “pioneiro” de SAF e até mesmo Lionel Messi jogando na cidade. Fundado em 1927, o Primavera ingressou nas competições oficiais da Federação Paulista de Futebol, em meados da década de 1950 e teve uma trajetória marcada por altos e baixos.
Entre as principais conquistas do time tricolor estão os títulos da Segunda Divisão em 1977,1995 e 2018, além da extinta Série B2 de 2001.
Um dos momentos mais difíceis da história quase centenária ocorreu entre 2007 e 2009, quando uma parceria malsucedida com o Racing Santander chegou a mudar escudo e as cores do time, mas gerou frustração para os torcedores e para a cidade com baixo desempenho dentro de campo.
Deco
O ex-jogador Deco, atualmente dirigente do Barcelona (Espanha) assumiu o controle do Primavera em 2020 como sócio do empresário Nenê Zini. Em agosto de 2022, ambos se tornaram sócios e donos de 90% das ações da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do clube, que ficou com os 10% restantes.
Lionel Messi
Outro momento marcante que envolveu o Primavera foi quando o clube recebeu o melhor jogador do mundo em seu estádio. No dia 18 de julho de 2010 (15 dias depois de ser eliminado com a Argentina da Copa do Mundo da África do Sul ao ser goleado pela Alemanha por 4 a 0), Messi foi o grande personagem da partida beneficente organizada por Deco em Indaiatuba.
Histórico
O jogo deste sábado será o nono encontro entre as equipes na história. Porém, o mais decisivo. A curiosidade está no histórico dos dois times. O retrospecto do duelo, que se iniciou em 2015, mostra larga vantagem para o Taubaté. Em oito jogos disputados até aqui, o Burro da Central tem quatro vitórias, contra (agora) duas do Primavera e mais dois empates. Porém, a vantagem para esse jogo final entre as equipe é do “Fantasma da Ituana”.