Dificuldades de aprendizagem

Maria Lucia Santo
de Melo

Pedagoga/Psicopedagoga
Especialista em Educação Especial

A o pensar em dificuldades de aprendizagem, imediatamente pensamos na possível incapacidade que a pessoa demonstra para realizar determinada atividade. A dificuldade de aprendizagem pode significar um distúrbio em um ou mais dos processos básicos que envolvem o entendimento ou o uso da linguagem falada ou escrita, que pode interferir ao escutar, pensar, falar, ler, escrever, soletrar ou até mesmo realizar cálculos matemáticos.
Quando a criança inicia o processo da leitura, a maioria tende a ver as palavras como imagens, como uma forma particular ou um padrão. Elas tendem a não compreender que uma palavra é composta de letras usadas em combinações particulares, que correspondem ao som falado. É muito importante ensinar para os alunos desde cedo à arte da decodificação e soletração.
A ação de escrever exige da criança uma ação deliberada, quando fala, ela tem consciência das operações mentais que executa e, quando escreve, ela tem de tomar consciência da estrutura sonora de cada palavra, precisa analisar e produzir em símbolos alfabéticos que necessitam ser memorizados e estudados de antemão.

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