Photo Credit To Eliandro Figueira - RIC/PMI

Dia do Meio Ambiente tem agenda especial de eventos

Ações serão realizadas durante todo o mês de junho

da redação

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) anunciou na manhã de ontem (25) a programação do município para o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. O calendário de atividades começa amanhã, dia 27, e se estenderá até o dia 26 de junho. A programação inclui palestras em escolas, plantios, doações de mudas, soltura de peixes no Córrego Barnabé e apresentações de teatro. Atividades de educação ambiental também serão exploradas em visitas monitoradas à Usina de Reciclagem, no Museu da Água e oficinas no Domingo Ecológico do Bosque do Saber.
Gaspar reforçou a preocupação em incentivar o cuidado com o meio ambiente. “Este ano vamos focar em uma série de ações de educação ambiental. Essas ações custam pouco para o município, mas trazem excelentes resultados”, argumentou.
O prefeito também falou sobre sua meta de colocar Indaiatuba entre os 20 primeiros no ranking do Programa Município VerdeAzul, desenvolvido pelo Governo do Estado. “Em questão de meio ambiente, Indaiatuba tem todas as condições necessárias para se destacar entre os municípios paulistas”, ressaltou.
Na programação das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a primeira atividade será a palestra sobre o Projeto Click Árvore na sede dos Escoteiros Falcão Azul, amanhã, dia 27, das 14h às 17h. Uma equipe do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente darão um treinamento aos escoteiros, que serão parceiros em algumas atividades da programação especial.
Entre os dias 29 de maio e 5 de junho, equipes do Meio Ambiente irão ministrar palestras sobre o tema nas escolas municipais e particulares, e também vão organizar visitas monitoradas à Usina de Reciclagem, localizada no Aterro Sanitário de Indaiatuba. O público-alvo será alunos do 5º ano de escolas públicas e particulares. Serão duas turmas de manhã, das 9h às 11h, e duas à tarde, das 13h30 às 15h30. O objetivo é mostrar o trabalho realizado pelo Projeto de Reciclagem para que os estudantes conheçam a destinação dos materiais que são encaminhados aos Ecopontos do município e também recebam orientações sobre a forma correta de separar o lixo.
As apresentações da peça teatral do Projeto Educa Água nas Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) serão realizadas entre os dias 29 de maio e 26 de junho. Esse projeto é desenvolvido pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) em parceria com a Secretaria de Educação. “Com o Educa Água, conseguimos uma economia de cerca de 25% no consumo de água das escolas envolvidas no projeto”, justificou o prefeito.
No dia 3 de junho três equipes operacionais do Projeto Click Árvore estarão no Parque Campo Bonito fazendo o replantio nas calçadas onde as árvores morreram, e nos residenciais Andorinhas e Tucanos fazendo o plantio nas calçadas que ainda não têm árvores.
No mesmo dia, das 9h às 12h a equipe do Urbanismo fará uma ação para divulgar o Projeto Click Árvore na Praça D. Pedro I, com o apoio do Grupo de Escoteiros Falcão Azul.
Das 9h30 às 12h a Secretaria de Educação promoverá a Feira de Ciências nas escolas da Rede Municipal de Ensino e a água é um dos temas que serão trabalhados.
Ainda no dia 3 haverá programação especial no Museu da Água, com uma Trilha Ecológica pela mata ciliar ao redor da represa Cupini. Após o passeio as crianças farão uma atividade de colagem com elementos que encontraram na trilha. Às 15h o Museu da Água será o palco para a apresentação da peça teatral com a Turma da Sane, que integra o projeto Educa Água, do Saae.
Para o domingo, dia 4, véspera do Dia do Meio Ambiente, as comemorações começam cedo, às 9h, com ações no Parque Temático. Equipes do Projeto Click Árvore estarão no Parque cadastrando as pessoas que tiverem interesse em plantar uma árvore nas calçadas de suas residências, haverá doação de mudas de hortaliças e de vasinhos de flores, e soltura de 8 mil peixes juvenis, de 10 a 15 cm, sendo 1,5 mil pacus, 1,5 mil tambaquis e 5 mil tilápias.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes