Photo Credit To Divulgação

Colégio Meta implanta proposta pioneira

Até 2023, todo o ensino médio terá sido adaptado às novas diretrizes para atingir as competências gerais da educação básica

O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica e, portanto, compreendido como modalidade que conclui a formação dos estudantes, aprofundando os conhecimentos constituídos ao longo do Ensino Fundamental II, inserindo-os no universo da pesquisa e metodologia científica, desenvolvendo atitudes e procedimentos imprescindíveis para a vida acadêmica e profissional, preparando-os para os desafios do século XXI, inclusive nos aspectos socioemocionais: consolidação das habilidades de autoconhecimento, auto regulação dos novos impulsos com os quais o adolescente precisa aprender a lidar, empatia frente aos desafios relacionais. Dessa forma, certos hábitos são criados, regulados e articulados com as áreas profissionais e demandas de uma nova etapa de vida.

As características individuais de cada série e estudante são consideradas, respeitadas e valorizadas, pois cada indivíduo é único e todos almejam o sucesso na vida pessoal e profissional. Ser bem sucedido está diretamente relacionado ao aprimoramento de habilidades e competências com as quais estabelecemos maior afinidade, no exercício das atividades acadêmicas e profissionais.

O Ensino Médio passa por mudanças, desde a aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no fim de 2017. Tais mudanças reafirmam o compromisso com a educação integral, prevendo ainda a implantação de Itinerários Formativos, vinculados às diversas áreas de conhecimento.

Trabalhar com os itinerários formativos significa flexibilizar a proposta curricular para o desenvolvimento de competências e habilidades específicas. Isso exige mudança de concepção, principalmente quanto ao foco dos processos de ensino e aprendizagem, centrados, agora, nos projetos de vida dos estudantes.

Neste ano, o Colégio Meta implantou o Novo Ensino Médio na série inicial da modalidade (1ª série) e, gradativamente, até 2023, todo o Ensino Médio terá sido adaptado às novas diretrizes para atingir as competências gerais da Educação Básica.

A grande novidade para 2022, na continuidade da implantação da proposta, é a oferta da Formação Profissionalizante no curso Técnico em Administração.

O curso Técnico em Administração será ofertado a partir da 2ª série do Ensino Médio, nas duas Unidades do Colégio. Na Unidade I, Jardim Regina, o Novo Ensino Médio funcionará nos períodos matutino e noturno e, na Unidade II, Itaici, no período matutino. Além das aulas da Base Comum, os estudantes poderão optar por Itinerários Formativos semestrais, relacionados a diferentes eixos estruturantes e cursarão os quatro módulos semestrais do Ensino Profissionalizante, os quais estão distribuídos na 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, sendo dois módulos por ano. Trata-se de uma proposta pioneira e personalizada, pois sua construção envolveu os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio, por meio da realização de pesquisa de demandas e expectativas, todas atendidas pela equipe de profissionais responsável por essa elaboração.

O novo currículo contempla também um excelente projeto de inteligência socioemocional. Cultivar e desenvolver habilidades e competências socioemocionais é imprescindível para a complexa tarefa de realizar escolhas e delinear trajetórias que conduzam à realização, ao sucesso e à felicidade.

Finalizando, destaca-se a ruptura do Novo Ensino Médio com a atual estrutura do sistema de ensino brasileiro, a partir da meta de aproximar os alunos das transformações do mercado de trabalho, possibilitando uma formação conectada aos anseios dos jovens da atualidade. Com autonomia e referências ampliadas, será mais tranquila e eficiente a definição da trajetória acadêmica, profissional e pessoal desses futuros cidadãos, de acordo com os seus interesses e afinidades particulares.

Para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelos profissionais do Colégio, acesse o portal www.colegiometa.com, ou façam uma visita. A Unidade I está situada na rua Hermínio Steffen, nº 96, Jardim Regina, e a Unidade II, na Av. Cel. Antônio Estanislau do Amaral, nº 1541, Itaici.

AUTONOMIA Novo currículo contempla também um excelente projeto de inteligência socioemocional

Notícias Semelhantes