Photo Credit To divulgação

Colégio Meta desenvolve projeto ‘Meta in Life’

Fundamenta-se em estudos relacionados à educação Socioemocional

Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Artes. Essas são apenas algumas das disciplinas que, tradicionalmente, formam a grade curricular da maioria das Instituições de Ensino. Entretanto, o ambiente escolar é um espaço privilegiado, no qual crianças e adolescentes devem desenvolver tanto a formação intelectual quanto a emocional, que as prepararão para a vida adulta.

Com o avanço das novas tecnologias de informação, as gerações mais recentes, compostas pelos nativos digitais, têm desafiado pais e educadores. Isso porque o grande tempo empreendido pelos jovens em tablets, computadores e celulares tendem a afastá-los das atividades em grupo, o que gera um novo perfil de comportamento.

Como consequência da falta de contato frequente com outros colegas, os pequenos passaram a ter grandes dificuldades para lidar com as frustrações, com a necessidade de compartilhamento e com a construção da empatia.

Nesse ponto, a educação socioemocional tem um papel primordial para o desenvolvimento de habilidades centrais para ajudar esses estudantes a terem autocrítica e a constituírem ferramentas de tolerância e respeito com as outras pessoas.

Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essas habilidades passaram a fazer parte das competências gerais a serem desenvolvidas na Educação Básica. Portanto, todas as escolas devem contemplar as competências socioemocionais em seus currículos. E como já não bastasse essa importante mudança, veio a Pandemia!!! Diversas crianças e jovens deixaram de ir para a escola todos os dias, o que significou uma grande mudança na rotina. Começaram a passar o dia dentro de casa e sem a possibilidade de sair para brincar com os amigos na rua ou algo parecido. Assim, precisaram se adaptar a uma nova rotina que não é a mais apropriada para quem é cheio de energia. Verdadeiramente comprometido com toda a comunidade escolar, diante desse cenário, o Colégio Meta buscou maneiras distintas para desenvolver as habilidades socioemocionais em seus alunos.

A primeira ação foi a implantação do projeto ‘Meta in Life’. O projeto ‘Meta in Life’: inteligência de vida, fundamenta-se em estudos relacionados à Inteligência Emocional, Inteligências Múltiplas e se propõe a desenvolver habilidades para o estabelecimento das seguintes competências: reconhecer os diversos sentimentos, identificar os próprios sentimentos, identificar os sentimentos dos outros, cultivar a motivação e gerir bem as emoções internas e nos relacionamentos. O projeto foi um sucesso e abriu caminho para que a ‘Educação Socioemocional’ fizesse morada no Colégio Meta.

Ao mesmo tempo, o Colégio se empenhou em buscar programas especializados para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, até que conheceu o LIV – Laboratório Inteligência de Vida.

LIV é um programa de desenvolvimento de habilidades socioemocionais fundamentado em pilares essenciais às crianças, jovens e adultos do século 21: autoconhecimento, autocontrole, empatia, relacionamento, colaboração, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e perseverança. Perceber e falar a respeito daquilo que sentem, reconhecer que os sentimentos podem mudar, compartilhar emoções, saber que não são os únicos indivíduos que sentem e se emocionam são alguns dos eixos estruturantes das aulas de Educação Socioemocional. É essa cultura de escuta, afeto e empatia que se instala e, gradativamente, preenche todos os espaços e setores do Colégio.

Para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas no Colégio, acesse o portal www.colegiometa.com, e nossas redes sociais, facebook.com.br/colegiometa e instagram.com/colegiometaindaiatuba. A Unidade I fica na Rua Hermínio Steffen, 96, Jardim Regina e a Unidade II, na Avenida Cel. Antônio Estanislau do Amaral, 1.541, Itaici.

Notícias Semelhantes