Carro pode ter pane eletrônica

AE/Thiago Lasco

ABS, ESP, EBD, TCS, ACC… Cada vez mais, essas siglas fazem parte do recheio tecnológico dos carros. São recursos eletrônicos que, entre outras funções, mantêm o veículo sob controle em curvas, garantem a aderência ao solo, evitam que a carroceria deslize em declives e previnem o travamento das rodas em frenagens bruscas. Mas esses sistemas podem apresentar falhas, com reflexos em outros, em um efeito cascata.
Cada dispositivo é gerenciado por um módulo, tipo de unidade eletrônica de comando. E todos são interligados em rede, o que permite ‘conversarem’ entre si. De acordo com o engenheiro mecânico e proprietário de uma oficina, Rubens Venosa, uma pane no ABS ou no módulo do controle de estabilidade pode resultar em corte de potência do motor: “Caso o sistema detecte algum risco à segurança, pode entrar em safe mode (modo de segurança)”, diz.
“O carro funciona, mas apenas o suficiente para permitir que se chegue a uma oficina.” Nesse caso, o que inicialmente é interpretado como falha no motor, na verdade teve origem em alguma pane no sistema de freios.
“É possível, por exemplo, limitar a velocidade máxima a 80 km/h quando o veículo estiver rodando com o pneu estepe de uso temporário”, afirma Venosa. De acordo com ele, o carro poderia ‘entender’ que um dos pneus é diferente dos demais pela ausência do sensor de pressão, por exemplo. “Isso pode ser feito em meia hora de trabalho, com uma linha a mais de dados na programação do sistema”, explica o engenheiro.
O motorista fica sabendo que algo está errado por meio de luzes ou mensagens no painel. Quando isso ocorre, é preciso levar o carro a uma autorizada ou oficina de confiança, que terá condições de fazer uma análise precisa do problema.
“Um técnico usa um equipamento de diagnóstico para fazer uma varredura e descobrir onde está a falha”, explica o consultor técnico da Audi, Lothar Werninghaus. “Se os cabos estiverem em ordem, a unidade de comando afetada será substituída.”

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes