A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia amanhã, dia 10, uma ação para atender mulheres maiores de 40 anos que ainda não fizeram o exame de mamografia em 2015. Os exames serão realizados pelo Mama Móvel, caminhão equipado para a realização de mamografia. Qualquer mulher desta faixa etária pode fazer o exame, basta levar um documento com foto e cartão SUS. Além do Mama Móvel, as Unidades de Saúde realizarão atividades para lembrar o Outubro Rosa
A assessora da Secretaria de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, informou que o Outubro Rosa tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama e do diagnóstico precoce, e quanto mais cedo diagnosticada a doença, maiores são as chances de cura. “O caminhão atenderá nos dias 10, 12 (feriado) 17, 24, 31 de outubro e até dia 7 de novembro. Ele percorrerá todas as áreas da cidade”.
Graziela explicou que a Saúde espera atender cerca de 400 mulheres no Mama Móvel, que é um serviço prestado pelo médico especialista em ginecologia e obstetrícia, Marcos Fernando de Oliveira Freitas e os exames serão pagos pelo SUS.
Em 2013, 5.318 mamografias, em 2014, Indaiatuba registrou 5.876 exames e 2015 foram 3.545 exames de mamografia. Entre as ações programadas pela Saúde, para todas as pacientes SUS, no decorrer do mês haverá palestras e ações em várias Unidades de Saúde.
Em 2015, 70 mulheres de Indaiatuba foram atendidas na rede e encaminhadas para Unicamp (que estão com câncer após biópsia e diagnóstico) feitas pelo mastologista do Hospital Dia Dr. André Besuó Bueno Oliveira.
MORTES
Em 2014, 16 pessoas faleceram com neoplasia maligna da mama; em 2013, 09 pessoas; e 14 pessoas faleceram em 2012 com a doença.
Para mais informações sobre os locais do caminhão Mama Móvel em Indaiatuba acesse www.indaiatuba.sp.gov.br.
