Bruxismo Infantil

Robson Alves de Oliveira

CRo: 95896

V ocê sabe o que é bruxismo? É o ato de ranger ou apertar os dentes, normalmente de forma involuntária e ocorrendo quase sempre durante o sono, podendo, no entanto, acontecer também durante o dia. O bruxismo pode levar ao desgaste severo das estruturas dentais, além de problemas na articulação temporomandibular e como consequência, dores ao mastigar, dores de cabeça e sensibilidade dentária.
Existem dois tipos de bruxismo, o fisiológico e o patológico. O primeiro acontece por uma necessidade natural do organismo de acomodar os dentes e se preparar para a troca da dentição, e esta atividade muscular ativa o crescimento e desenvolvimento fisiológico das bases ósseas.
O bruxismo patológico, que acontece normalmente em adultos, pode também acometer crianças e as causas podem ser diversas. Existem fatores dentais quando impedem que a mordida tenha um bom encaixe; fatores de ordem sistêmica como a respiração bucal, distúrbios neurológicos; fatores emocionais como estresse, agenda lotada de atividades, a chegada de um irmão, escola nova, hiperatividade; fatores hereditários e hábitos alimentares, pois crianças que não mastigam alimentos consistentes e não usam a sua função mastigatória podem procurar suprir esta necessidade através do ranger dos dentes.
E como tratar o bruxismo infantil? Primeiramente é preciso entender que não existe um tratamento curativo para o bruxismo, seja ele infantil ou adulto. O tratamento é paliativo, eliminando ou diminuindo as causas que levam a ele, assim, cada paciente deve ser analisado e tratado individualmente pelo dentista.

Conteúdo somente para assinantes. Por favor faça o login

Notícias Semelhantes