Photo Credit To Eliandro Figueira RIC/PMI

Balanço de Serviços Urbanos destaca projeto de PPP do Lixo e Urbanização do Parque

Espaço de lazer construído no final do Parque Ecológico será inaugurado domingo (08)

O balanço da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente destaca a urbanização do final do Parque Ecológico, que será entregue no próximo final de semana. O projeto de concessão administrativa pela Parceria Pública Privada (PPP) para os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, também figura entre os principais trabalhos da pasta neste ano.
Para o secretário da pasta, o engenheiro civil Leandro Dias de Souza, foi possível atender as demandas do ano, tanto na área de urbanismo como nas questões do meio ambiente, e ainda investir em novos espaços, como foi o caso da conclusão do Parque Ecológico, com a finalização da urbanização do trecho entre o Jardim Morada do Sol e Jardim Paulistano. “Com planejamento e muito trabalho nossa equipe conseguiu melhorar alguns espaços existentes, criar novos e, principalmente, conseguimos manter a cidade limpa e organizada”, comemorou. “Este ano também tiramos do papel o projeto de implantação de uma parceria público privada para os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Realizamos a audiência pública no primeiro semestre deste ano e estamos na fase de licitação para a contratação da empresa”, explicou o secretário.
A Audiência Pública para apresentação do projeto de concessão administrativa pela Parceria Pública Privada para os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos foi realizada em maio. A parceria proposta pelo município inclui os serviços públicos de limpeza urbana e manejo, valorização energética e destinação final dos resíduos sólidos urbanos domiciliares, dos resíduos sólidos de limpeza urbana, dos resíduos sólidos dos serviços de saúde e dos resíduos sólidos da construção civil e volumosos, além de serviços de manutenção urbana e zeladoria pública. Hoje a concessão da limpeza urbana se limita à coleta e destinação final de resíduos, serviços de varrição, serviços gerais que inclui a manutenção de roçada e podas em parques e vias públicas.
O novo modelo também possibilitará ao município acompanhar as inovações tecnológicas com a implantação dos investimentos por parte do parceiro privado, garantindo melhorias da qualidade ambiental e, consequentemente, da qualidade de vida da população.

Lazer
A urbanização do final do Parque Ecológico, na rua Martinho Lutero, entre o Jardim Morada do Sol e o Jardim Paulistano, foi um dos principais trabalhos da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio ambiente este ano. A obra foi executada em parceria com a Secretaria de Obras e Vias Públicas e com o Saae (Serviço autônomo de Água e Esgotos) e será entregue neste fim de semana, durante as comemorações do aniversário de 189 anos de Indaiatuba.
O trecho que abrange cerca de 15 mil metros quadrados, conclui a urbanização do Parque Ecológico. O espaço de lazer foi construído no entorno de três lagos e oferece um campo de futebol oficial com vestiários, quadra poliesportiva, meia quadra de basquete em dois pontos, playground, pista de caminhada e ciclovia. O estacionamento foi projetado para ser convertido em um espaço para eventos.
Também em 2019 a secretaria concluiu a urbanização da área de lazer do loteamento Vale do Sol, na área onde já funciona uma Academia ao Ar Livre, e revitalizou as praças Luiz Mantoanelli, em Itaici, e Renato Villanova, conhecida como Praça do Cato, na Cecap.
No Vale do Sol foi instalado um playground e meia quadra de basquete com alambrado, além de calçamento e um reforço na iluminação de todo o espaço. A revitalização da Praça do Cato contou com a construção de novos banheiros, a instalação de uma academia ao ar livre, reforma do playground e pintura geral. Em Itaici, a equipe de Serviços Urbanos renovou o paisagismo e revitalizou o calçamento da Praça Luiz Mantoanelli, que recebeu novas lixeiras e nova iluminação.
Além das Academias ao Ar Livre instaladas na urbanização do final do Parque e na Praça do Cato, a Prefeitura também trabalha na implantação de uma Academia no Jardim Camargo Andrade, na praça da Rua Tamoios. Com as três novidades deste ano, o município já soma 45 pontos de lazer beneficiados pelos equipamentos, que são bastante requisitados pela população.

Meio Ambiente
Mais seis regiões do município foram beneficiados com os ecopontos do modelo subterrâneo, no sistema MecLix. Os novos pontos foram instalados na rua Alexandre Ratti, Vila Brizola; no Parque das Frutas; na rua Pedro Donda, Jardim Esplanada II (ao lado da Prefeitura); na rua Alzira Barnabé, Jardim Tropical; rua Nézio Rita de Toledo Filho, Jardim dos Colibris; e ao lado do estacionamento do Parque do Mirim. O modelo subterrâneo começou a ser utilizado em Indaiatuba no ano passado e desde então 13 pontos do município foram atendidos. O sistema inibe invasões e vandalismo e torna o entorno do ecoponto mais limpo. Neles podem ser depositados papel, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha usado e devidamente embalado em garrafas plásticas.
O projeto de Coleta Seletiva da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente recolheu 1.560 toneladas de materiais recicláveis em 2019, por meio dos 25 ecopontos distribuídos pela cidade e outros 204 pontos de coleta em condomínios, empresas e associações. Com esse material coletado, separado e prensado no Centro de Triagem, que funciona no Aterro Sanitário, o município arrecadou R$ 189.833,39. O dinheiro é repassado para o Funssol (Fundo Social de Solidariedade).
A produção deste ano da Usina de Biodiesel foi de 17.700 litros do biocombustível que é feito a partir do óleo de cozinha usado. Foram coletados 59.235 litros de óleo, e a diferença que não é aproveitada na produção do biodiesel é vendida para uma empresa que fabrica massa de vidro.
O biocombustível é utilizado para abastecer a frota de caminhões e máquinas da Prefeitura e do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o que neste ano gerou uma economia de R$ 55.616,78.
A coleta dos pneus que são descartados pelas borracharias da cidade é outra responsabilidade da Secretaria. Em 2019 foram recolhidos cerca de 80 toneladas de pneus, que são encaminhados para a reciclagem por meio de um convênio com a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).
A equipe da Operação Cata-Bagulho recolheu 2.871 toneladas de materiais, que incluem objetos, móveis velhos e madeiras. O serviço atende toda a cidade, seguindo um cronograma que está disponível para consulta no site da Prefeitura.
Com a Usina de Compostagem, que funciona do Aterro Sanitário, foram produzidos 1.600m³ de composto orgânico. O adubo, que é utilizado nas áreas verdes do município, é resultante dos galhos de podas de árvores que são triturados na usina. No Aterro de Inertes foram depositados 108 mil m³ de materiais.
O Museu da Água ganhou um Papa-pilhas do novo modelo, que foi desenvolvido pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente no ano passado. As pilhas e baterias de pequeno porte podem ser depositadas no recipiente, que está distribuído em outros cinco pontos da cidade.
Pelo balanço de 2019 o Projeto Ecobike realizou 661 novos cadastros e 1.901 empréstimos de bicicletas. O sistema de cadastro também mudou este ano, passando a ser exclusivamente presencial, para otimizar o serviço. O Ecobike foi inaugurado em 2012 e desde então foram realizados 15.542 cadastros e 88.523 empréstimos. O serviço oferece quatro estações na cidade, sendo duas no Parque Ecológico, uma na Praça D. Pedro e uma na Praça do Cato. São disponibilizadas, gratuitamente, bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET, mais 10 bicicletas com cadeirinha acoplada para o transporte de crianças, e outras cinco bicicletas duplas. Além do incentivo à prática esportiva, o projeto também tem a proposta de facilitar o uso da bicicleta como meio de transporte.

Arborização
Mais 6.747 árvores passaram a compor a paisagem urbana de Indaiatuba em 2019. O número se refere as mudas que foram plantadas pela equipe do Meio Ambiente e também as que foram doadas pela Secretaria.
Para completar, o Projeto Click Árvore recebeu 1.098 solicitações de plantios e as quantidades variam de uma a dez mudas por solicitante. O projeto foi implantado há cinco anos pela Prefeitura, e os munícipes podem se cadastrar e solicitar o plantio de árvores próprias para calçadas pelo link disponibilizado no site da Prefeitura – https://www.indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/projeto-click-arvore/. São disponibilizadas algumas espécies específicas para esses plantios, que são realizados gratuitamente pela equipe da Secretaria. A mesma equipe também orienta sobre os cuidados necessários que o proprietário do imóvel deve ter com a muda para que ela cresça saudável.
A equipe de fiscalização do Departamento de Meio Ambiente emitiu neste ano 128 licenças ambientais, 49 renovações e nove Certificados de Dispensa de Licença.

Proteção animal
O Centro de Reabilitação Animal (CRA) de janeiro a novembro deste ano realizou 3.902 cirurgias de castrações, sendo 2.107 de gatos e 1.795 de cães. O serviço recolheu 160 animais e realizou 140 doações de cães e gatos.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente também dá andamento à obra de ampliação e reforma do CRA, com o objetivo de ampliar a capacidade de acolhimento e permanência de animais. Entre as novidades está a construção de mais oito canis e de 16 baias na área de pré e pós-operatório para melhor acomodar os animais doentes que são recolhidos pela Prefeitura e os que estão em tratamento. Na área ampliada também serão construídos um consultório para avaliação clínica dos animais e uma nova sala de paramentação ligada ao centro cirúrgico. A obra tem previsão de ser concluída no início de 2020.
Idealizado pelo prefeito Nilson Gaspar quando ainda era secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, o Centro de Reabilitação Animal foi criado em 2009, com a proposta de recolher animais de rua machucados e doentes que apresentam risco à população ou que estejam em sofrimento; animais submetidos a maus tratos por seus proprietários; suspeitos de raiva ou outras zoonoses, e animais mantidos em condições inadequadas; filhotes abandonados e cadelas que estejam esperando filhotes.
Os animais recebem os cuidados necessários e depois são encaminhados para adoção, quando não são resgatados pelos proprietários. O site da Prefeitura disponibiliza um espaço destinado a divulgação dos animais para doação, com fotos, além do telefone, endereço e horário de funcionamento do Centro.
Em 2019 a Prefeitura encaminhou 88 animais silvestres para a Associação Mata Ciliar, onde recebem os cuidados necessários para serem reencaminhados à natureza, posteriormente. O convênio com a Associação foi firmado em 2015.

Parque da Criança
Desde a inauguração em 2017, o Parque da Criança registrou 88.200 cadastros e mais de 117 mil agendamentos par a utilização das piscinas. Entre as atrações molhadas e secas o Parque recebeu mais de 210 mil visitantes.
O cadastro e o agendamento das visitas para o parque aquático são realizados pelo site da Prefeitura (www.indaiatuba.sp.gov.br) ou diretamente no local. O Parque funciona de quarta-feira à domingo e o acesso às atrações molhadas é dividido em dois períodos, sendo de manhã das 9h às 12h, e à tarde das 13h30 às 16h30. Para as atrações secas, o horário é das 8h às 22h. Os quiosques ficam abertos nos mesmos dias, das 8h às 18h. A Tirolesa, que é administrada pelo mesmo concessionário da Lanchonete, está disponível às sextas, sábados e domingos, das 10h às 19h.

Notícias Semelhantes