Photo Credit To Arquivo- Giuliano Miranda RIC/PMI

Balanço de Esportes de atividades é divulgado

Competitivo foi destaque nos Jogos Regionais e também nos Jogos Abertos do interior

A Secretaria de Esportes de Indaiatuba trabalha para possibilitar o acesso à atividade física, buscando uma melhoria na qualidade de vida do munícipe, através de programas que abrangem a população a partir dos 6 anos de idade. A pasta é comandada por Marcos Antônio de Moraes e propõe dentre seis programas permanentes o Projeto Esporte Cidadão (para faixa etária de 6 a 15 anos), o Projeto de Lazer em duas vertentes, o Lazer Esportivo e o Fitness (a partir dos 16 anos até a 3ª idade), o Projeto Juventude Esportiva (de 16 a 21 anos). A Secretaria também trabalha o Esporte Competitivo, o qual representa a cidade em várias modalidades. Atualmente a Secretaria de Esportes disponibiliza 34 modalidades em 22 polos esportivos e 19 polos de lazer.
Para o Prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), o Esporte vai além da atividade física e por isso tem um olhar especial da Administração Municipal. “O Esporte é o cuidado com as pessoas; trabalha o social, a disciplina e mantém os jovens em um caminho bom. Sempre”, salienta Gaspar.

LAZER ESPORTIVO
O Lazer Esportivo da Secretaria de Esportes visa propor benefícios à saúde física e mental para pessoas a partir dos 16 anos, incluindo a terceira idade, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida; democratizar o acesso às práticas esportivas e de lazer e universalizar o direito social ao Esporte e ao Lazer. Uma das principais ações do Lazer Esportivo foi o aumento de 1,2 mil alunos em relação a 2017, chegando no total de 8,7 mil atendimentos.

ESPORTE CIDADÃO
Com a finalidade de estimular e democratizar a atividade esportiva e a convivência entre a comunidade, ressaltando a qualidade de vida, o bem-estar físico e social, a Oned (Organização Nacional das Entidades do Desporto) e a Secretaria Municipal de Esportes oferecem o programa Esporte Cidadão.
Inserido na Lei de Incentivo ao Esporte, como manifestação Educacional, este projeto abrange todo o município com acessibilidade em 18 núcleos esportivos, 9 mil vagas em 20 modalidades esportivas e uma equipe de professores e coordenadores empenhados em desenvolver e organizar atividades para atender cada vez mais e melhor.
Em 2018 o Esporte Cidadão ganhou uma inovação com a realização das inscrições online. Os pais que desejam matricular os filhos neste projeto devem ficar atentos, pois as inscrições para o Esporte Cidadão acontecem duas vezes por ano.

SOCIAL E JUVENTUDE
Os jovens de 16 a 21 anos participam dos projetos esportivos da Secretaria, oferecendo diversas atividades para a população conforme sua preferência, de acordo com o número de vagas disponíveis.
Este projeto abrange todo o município com acessibilidade em 10 Núcleos Esportivos, 700 vagas em 14 modalidades esportivas e uma equipe de professores qualificados e empenhados em desenvolver e organizar atividades para atender cada vez mais e melhor.  Atualmente o projeto conta com 593 inscritos.
O projeto realizou esse ano o Circuito Esportivo Jovem que contou com cerca de 900 pessoas em duas edições em diversos Núcleos Esportivos pela cidade.

COMPETITIVO
Com um total de 181 pontos obtidos, a equipe de Indaiatuba conquistou o título de campeã geral dos 62º Jogos Regionais de Santa Bárbara d’Oeste. O resultado conquistado pelo grupo foi um feito inédito. Pela primeira vez em sua história, a cidade foi campeã por pontos e estabeleceu recorde na conquista de medalhas, com 219 no total, sendo 125 de ouro, 63 de prata e 31 de bronze, ficando no 1° lugar na classificação geral dos Jogos, superando potências do esporte regional, como Americana (164 pontos) e Limeira (144 pontos) segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Nos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni o município também teve um ótimo rendimento, ficando na 11ª colocação na 1ª Divisão, entre 208 cidades, conquistando 124 medalhas (71 de ouro, 29 de prata e 24 de bronze). Pela primeira vez Indaiatuba recebeu o Campeonato Brasileiro de Pista no Velódromo Municipal Joaracy Mariano de Barros e contou com a presença dos principais ciclistas da modalidade, também recebeu a Copa Pensk Internacional Round 1 e 2 e a 5ª etapa da Copa Brasil de BMX. As provas fazem parte do Calendário Nacional e Internacional e somam pontos para o Ranking Internacional UCI C1 e Nacional nível C1.
A equipe paralímpica de natação de Indaiatuba foi campeã Brasileira em 2018 pelo Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação. Foram 259 atletas de 72 clubes na competição que aconteceu na piscina do Centro de Treinamento Paralímpico (CTPB), em São Paulo. A primeira edição da competição contou com os oito melhores atletas no ranking nacional em cada prova. A ADI APIN, de Indaiatuba, ficou com o título de melhor clube e recebeu R$ 15 mil como prêmio. O treinador da equipe indaiatubana, Antônio Luiz Duarte Cândido ‘Maceió’, foi eleito o melhor técnico e recebeu R$ 3 mil.
A equipe de Rugby de Indaiatuba, Tornados, foi bicampeã da Taça Tupi de Rugby. Depois de conquistar o Paulista B de Rugby e a promoção à Série A; o staff local também ficou com o título da Taça Tupi, nome do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão. A equipe já havia conquistado o título da competição em 2012.

NUTRIÇÃO
A Secretaria de Esporte realiza um trabalho de atendimento nutricional para os alunos do Esporte Cidadão e Esporte Competitivo. A faixa etária de atendimento é de 6 a 15 anos, esse ano foram 450 pessoas atendidas. A avaliação nutricional tem o objetivo de contribuir e intervir de maneira adequada na manutenção ou recuperação do estado de saúde do aluno, podendo oferecer uma qualidade de vida melhor, desenvolvendo hábitos saudáveis nas crianças, por meio de ações de educação alimentar.

Notícias Semelhantes