Os alunos do programa de caráter educacional Esporte Cidadão, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes com apoio da ONED – Organização Nacional das Entidades do Desporto, ganharam nesta terça, dia 13 de outubro, uma visita especial do campeão sulamericano de atletismo Daniel Chaves. O atleta é especialista em 10km e, entre várias conquistas, tem o melhor tempo deste ano na América do Sul e o 5º melhor tempo da história no Brasil, garantiu 2º lugar há duas semanas na Corrida Integração em Campinas e também participou dos Jogos Panamericanos no Canadá. Chaves foi recebido pelo professor de atletismo do programa, Vinicius Lopes, e conversou com crianças e jovens dos núcleos Centro Esportivo do Trabalhador (CET) e Campo do São Conrado. O objetivo do encontro, além de proporcionar aos alunos o contato com grandes ídolos esportivos, foi reforçar valores trabalhados no projeto como ética, trabalho em equipe, disciplina e respeito, fundamentais para a formação do caráter dos futuros cidadãos e inerentes à atuação de todos os atletas bem-sucedidos.
“O Projeto Esporte Cidadão é de suma importância para a população de Indaiatuba”, disse na ocasião o atleta Daniel Chaves. “Através de diretrizes os caminhos podem ser percorridos de forma mais tranquila, porque aqui você aprende a ter determinação, a ter força de vontade, você sabe que para ter algo mais é preciso de esforço. E isso as crianças podem levar para a vida toda deles. Hoje a pessoa que eu sou, o homem que eu sou, devo muito ao esporte”, destacou Chaves. “Eu conheci parte do projeto e estou encantado, com a cidade, com o programa, como ele é feito, com a responsabilidade dos governantes e de quem o faz no dia a dia. Eu fui uma criança carente, de um local carente, que necessitava de ídolos para poder nos mostrar um caminho. Muitos dos meus amigos tomaram o caminho errado, alguns morreram, muitas vezes por falta de exemplos de determinação, de foco, de sonhos. É o que eu tentei passar para eles aqui hoje. Desde que eu comecei eu tive um sonho e a cada pedacinho desse sonho que eu realizo me sinto mais motivado e feliz. As crianças podem acreditar num país melhor, num futuro melhor, como eu acreditei: um garoto de uma comunidade carente e que hoje chegou ao alto nível por sonhar. E poder vir aqui passar isso para os alunos foi muito gratificante! Indaiatuba está de parabéns!”, completou o atleta.
“Foi muito bacana trazer o Daniel porque é um dos atletas que está entre os melhores do mundo”, aponta o professor do Esporte Cidadão Vinícius Lopes. “Atualmente ele é o melhor atleta da América do Sul, líder do ranking sul americano, pré-qualificado para a Olimpíada. Eu queria mostrar para os meus alunos que os nossos ídolos são pessoas comuns, pessoas que tiveram atitude, disciplina e determinação elevados a mil e isso fez com que eles se tornassem expoentes. Sem isso, não chegaremos a lugar nenhum, é algo que vale para todas as áreas profissionais”, finalizou.
Luiza Naves, de 13 anos, aluna do Esporte Cidadão, resumiu o sentimento das crianças e jovens com a oportunidade de conhecer de perto o campeão. “Em geral foi uma experiência muito boa para a gente perceber que o atleta é uma pessoa como nós. Essa conversa com o Daniel Chaves foi muito boa para perceber que mesmo estando no fundo do poço a gente consegue chegar num ponto muito bom. A gente só precisa de concentração e foco para saber o que a gente quer e insistir nisso. Foi bem legal!”, acrescentou.
