A camisa mais pesada do futebol mundial

A camisa mais pesada do futebol mundial

A camisa da Seleção Brasileira de Futebol é a mais pesada do planeta – nem mesmo uma derrota por 7 a 1 em casa contra um dos maiores rivais, na semifinal da última Copa do Mundo, pode deixar dúvidas sobre isso. O Brasil chega à disputa do Mundial da Rússia com o maior número de títulos entre todos os países, cinco. O pentacampeonato foi construído com uma legião de craques, que ficaram com o troféu em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Além disso, o time que vai brigar pelo hexa a partir de 14 de junho é o único que não ficou fora de nenhuma edição do Torneio. É preciso respeitar a tradição da Seleção Brasileira.
Os mundiais começaram a ser disputados em 1930, no Uruguai. Nessa Copa e na de 1934, na Itália, o Brasil não conseguiu chegar até as semifinais. Em 1938, na França, a seleção começou a sentir o gosto pelos primeiros lugares e terminou na terceira colocação. Depois de 12 anos sem o Torneio por causa da destruição na Segunda Guerra Mundial, veio a Copa de 1950, disputada justamente no Brasil. A enorme expectativa pelo título levou 200 mil pessoas ao Maracanã para a final entre as seleções brasileira e uruguaia. A decepção foi enorme – de virada, o time frustrou a todos e perdeu por 2 a 1.
Em 1958, na Suécia, no entanto, veio a redenção e o primeiro dos cinco títulos – assim começou a ‘Era de Ouro’ da nossa seleção, já com o garoto Edson sendo chamado de Pelé. Em 1962, no Chile, além dos remanescentes do título de quatro anos antes, o Brasil mostrou ao mundo a categoria de Djalma Santos, Mengálvio, Amarildo e outros. Pelé se machucou cedo e o Brasil teve de apostar suas fichas nas pernas tortas de Garrincha. Aquela foi a sua Copa, praticamente a ganhou sozinho.
O tri estava reservado para ser no México, onde os brasileiros passaram a ser amados. Em 1970, com Pelé no auge e chamado de Rei, o Brasil voltou a dar show, venceu todos os jogos da Copa e conquistou a posse definitiva da Jules Rimet. Eram muitos craques juntos. Além de Pelé, jogaram Jairzinho, Carlos Alberto, Tostão, Rivelino, Clodoaldo, Caju, Gerson… O tri deu ao Brasil o respeito que ele sempre mereceu no futebol.
O hiato de títulos de 24 anos terminaria em 1994, nos EUA. Com o goleiro Taffarel e os atacantes Romário e Bebeto como destaques, o Brasil venceu a Itália nos pênaltis. A seleção era tetra. Em 2002, no primeiro Mundial disputado na Ásia (Coreia e Japão), a seleção conquista o penta com Marcos no gol, Cafu e Roberto Carlos nas laterais, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo no meio e o artilheiro Ronaldo no ataque. De lá para cá, o Brasil se perdeu. Em 2006, na Alemanha, e 2010, na África, o time caiu nas quartas. E, como todos sabem, em 2014, a maior frustração: 7 a 1 para a Alemanha. Há quem diga que chegou a hora de nova conquista.

Notícias Semelhantes