5ª Mostra contará com 21 espetáculos

Treze grupos teatrais são de Indaiatuba e serão disponibilizados no site da Prefeitura Municipal

Depois de ter seu Edital retificado para que os grupos inscritos e habilitados pudessem enviar seus espetáculos de forma online, a quinta edição da Mostra de Artes Cênicas já tem data para acontecer: 10 de julho a 12 de agosto. Neste período, 13 grupos teatrais oferecem 21 espetáculos que serão disponibilizados no site da Prefeitura de Indaiatuba, através do portal Cultura Online (www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/).
Na ocasião da retificação, a secretária de Cultura, Tânia Castanho, comentou a alteração. “Com o fechamento dos espaços culturais públicos municipais e outros diversos do setor privado, a classe artística se viu impossibilitada de exercer suas atividades, que são parte fundamental da economia da cidade”, destacou.
“Para passar por este período de isolamento social e oferecer aos munícipes uma opção de programação cultural que possa ser apreciada de sua residência, bem como apoiar a classe artística a continuar com suas atividades em uma outra esfera de ação, a Secretaria Municipal de Cultura retificou o Edital da 5ª Mostra de Artes Cênicas, convidando os artistas previamente inscritos a adequarem seus trabalhos para um novo formato”, concluiu.
Após a mudança, os grupos enviaram seus trabalhos, que foram avaliados dentro das regras estabelecidas pelo novo Edital. “Gostaria de agradecer aos grupos teatrais, que compreenderam esta nova realidade e se esforçaram para enviar seus trabalhos para exibição online”, comentou.

Confira os espetáculos
• Cia. Circo de Xulé: Improriso. As Peripécias de Edufina e Pirulito! A palhaça Edufina e seu parceiro, o palhaço Pirulito Manguito, se juntam em uma aventura para se tornarem famosos da Internet. Através de vídeos que envolvem magia, malabarismo e informação, criam uma atmosfera que vai envolver o público. Porém, tem um pequeno detalhe: eles são um pouco atrapalhados e nem sempre as coisas acontecem como previsto.

• Cia Reversa de Teatro: E Aí, Vamo de Cordel?! – O espetáculo E Aí, Vamo de Cordel?! apresenta o ator Nando Almeida contando as histórias dos cordéis, ‘A Chegada de Lampião no Céu’ e ‘A Terrível História da Perna Cabeluda’, de Guaipuan Vieira, e ‘Uma Viagem ao Céu’, de Leandro Gomes de Barros.

• Fórceps: A narrativa, através de uma trajetória não linear, trata da temática do isolamento social: uma mulher acorda na manhã em que o fim da quarentena é decretado. As pessoas tomam as ruas enquanto ela questiona sobre seu privilégio e direito, recém-tomado, de poder ficar em casa. A obra, fazendo comparativos entre o que se sente nos âmbitos público e privado, reflete sobre os quereres individuais e o poder do Estado sobre os corpos.

• Líquido: Espetáculo envolve um aplicativo de relacionamentos, relacionando-o com a definição de ‘Amor Líquido’, de Zygmunt Bauman. Discute a profundidade das relações que se estabelecem e se esgotam com rapidez, da superficialidade do diálogo e da superexposição da intimidade nas redes sociais. Como contraponto, observa-se a liberdade de entrar e sair de relacionamentos e a possibilidade de encontrar pessoas que estão distantes fisicamente.

• Cia. Teatral Matéria Prima: ‘Cantigas de Roda’ e ‘O Baú da Imaginação’. Amparados na crença que a música e o teatro representam para a criança uma importante ferramenta, a Cia. Teatral Matéria Prima traz o espetáculo ‘Cantigas de Roda’ e ‘O Baú da Imaginação’, uma divertida apresentação, onde a doce menina Alice e seu amigo Violeiro trazem um baú cheio de surpresas, com a quais eles passeiam por várias cantigas de roda para que as crianças possam cantar e se divertir ao longo de toda aventura.

 Coletivo Fleuma: Estudo para Macacos. Apresentação de quatro videoperformance que são desdobramentos da obra Estudos para Macaco, de autoria de Fabio Pimenta. Trata-se de uma performance duracional, ou seja, que articula no campo ficcional e no corpo/soma do performer as relações do Homo sapiens contemporâneo com a ecologia, termo esse que aqui se entende a partir do contexto tríplice de Felix Guattari e dos princípios da ecossomática.

 On: Adaptação para a linguagem audiovisual, com direção e edição de Fabio Pimenta e atuação de Amanda Stahl, Diego Angelini, Fabio Pimenta e Marcus Mazieri – do texto homônimo escrito por Marcus Mazieri, publicado pela Editora Efêmera em 2019. O livro possui 18 cenas independentes entre si, das quais quatro foram escolhidas para compor o vídeo em questão: Como por Dentro, Como que Lá Fora, Como um Contato e Como que Conhecendo.

• Grupo Anankê: O Caixeiro da Taverna: Adaptado para os palcos e dirigido por Chicó Ferreira, narra as peripécias do ambicioso e trapaceiro Manoel Pacheco, cujo maior sonho é tornar-se sócio de sua ama Angélica Pereira, dona da taverna, que morre de amores por ele. A ambição desenfreada deste caixeiro o coloca em situações hilariantes. Adaptação do texto do dramaturgo romântico Martins Pena, que notabilizou-se por satirizar a sociedade brasileira do século 19.

 Os Saltimbancos. Com direção de Marli Lopes, direção musical de Kico Motta e coreografia de Rogério Barbatti e Daniele Fiorito, a adaptação do musical infantil ‘Os Saltimbancos’, da versão de Chico Buarque, conta a história de quatro animais que se encontram em uma estrada após fugirem de seus patrões por maus-tratos. Por meio desta união, formam um conjunto musical e conseguem ser felizes em um caminho de liberdade, com harmonia e felicidade.

 Grupo Estrada: Momentos Estéreis. Espetáculo propõe uma reflexão sobre o momento da criação de uma obra artística: quais situações serão colocadas, o que se quer dizer, quais personagens irão compor e dar vida a tudo. Retrata duas personas que tentam encontrar uma trajetória que os tire do estado de inércia. Uma eterna espera por um percurso real que não existe, onde o medo da inexistência os aterroriza e continuar vivos será uma busca constante.

• Grupo Fântaso: Geniscreuza, Ops… Chapeuzinho Vermelho. Chapeuzinho vai pela primeira vez levar a cesta de docinhos para a vovó Creuza e precisa seguir só uma regra: não falar com estranhos. Mas ela se perde no caminho e encontra Vanderscleison, um caçador, que avisa: na floresta vive uma família de lobos que come gente. A confusão só piora quando ela encontra Cleronsvaldo, um porquinho construindo uma casinha de madeira e logo depois um coelho muito estranho que mais se parece com um lobo mal.

• O Livro Mágico: O Coração da Rainha. Espetáculo conta a estória de Marilu, uma garota de 10 anos que ainda acredita em histórias infantis. Em uma noite, Marilu cai dentro de um livro e vai parar no mundo dos contos. Com a ajuda do Fantasma Neve, ela terá que enfrentar a Bruxa Má, Rexssauro e o Capitão Caolho, para encontrar um tesouro e coroar a nova rainha. Será que Marilu vai conseguir encontrar o tesouro? E quem será a nova rainha do mundo dos contos?

• Grupo Sléz: A Proposta. Henrique e Luísa são casados há 15 anos. No passado foram muito pobres, mas conseguiram dar a volta por cima. Tudo muda quando Henrique é demitido da empresa e arquiteta um plano para não voltar à miséria. Para tanto, pede ajuda do seu amigo de infância, o inseguro Moacir. O que ele não imagina é que Luísa tem a mesma ideia e pede a ajuda de Lúcio, seu fiel amigo e cabeleireiro. Uma história com final surpreendente.

• Grupo Teatral Valeu a Pena: O Fantástico Mistério de Feiurinha. Adaptação do livro de Pedro Bandeira, de 1986, trata do desaparecimento de uma suposta princesa, chamada Feiurinha, e promove um reencontro entre as principais princesas dos contos de fadas: Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho, que devem se unir para resgatá-la. Para tanto, contam com a ajuda da escritora Gerusa e do pequeno Caio Lacaio, em uma aventura que envolve ainda bruxas malvadas, bode encantado e um príncipe.

• O Gato de Botas. Depois que Bartolomeu Moleiro e sua família são expulsos de suas terras por uma poderosa bruxa, que tinha o poder de se transformar em qualquer animal, eles se misturam aos camponeses. Com a morte do velho homem, cada integrante da família herda seus únicos bens e cabe ao irmão mais novo, Bartolo, ficar com o Gato de Botas. Inteligente, ele irá bolar um plano para devolver os Moleiro ao seu lugar de origem, enfrentando a bruxa malvada.

• Palhaz de Aço: Brosogó, Militão e o Diabo. Espetáculo inspirado em texto homônimo de Patativa do Assaré, foi criado em 2017 por Fabio Pimenta (Palhaço Vlademir Cigano) e desde então tem circulado pelo interior paulista. Esta versão tem a câmera como plateia, ou seja, mantendo a dinâmica de improviso e jogo inerentes à arte da palhaçaria, mesmo na ausência de um grande público presencial. Ao mesmo tempo, nessa versão, o jogo clownesco se estende do palco para a linha de edição do vídeo.

• T’Art: A Fada que a Estrela Não Brilhava. A fada Estrela tem a missão de ajudar o menino Pedrinho, que vai até a pracinha se encontrar com um amiguinho, que conheceu na internet. Ao chegar lá, ele é sequestrado pela pessoa que finge ser uma criança como ele. A fada Estrela terá que resgatá-lo com ajuda do duende Zoma, mas nada será fácil já que ela não possuí poderes mágicos e o duende vive chateando-a, pois ele não entende que fazer bullying com quem é diferente não é algo legal.

• Eita! Vida Difícil! Em tempos de isolamento social, quem disse que as pessoas precisam ficar afastadas? É o que mostra a história de Eita! Vida Difícil!, que conta como os primos Rosinha e Janjão continuam sua amizade com Tuninho, Dorinha e Policarpo. Preparem-se para muitas risadas e muita fofoca também. Mas sempre provando que a verdadeira amizade supera qualquer obstáculo.

• Trupe Cênica Brasil. Esta apresentação é uma coletânea de vídeos exibido no canal Os do Lado de Fora e é composto de várias histórias cômicas que revelam o cotidiano de algumas personagens de peças teatrais da Trupe Cênica Brasil. Uma verdadeira ponte que possibilita suas personagens saírem das limitações do palco e irem para vídeos em situações inusitadas.

 WM Teatro: Amostra Grátis de Humor. A personagem Zé Botina, um jeca atrapalhado, astuto e muito engraçado, em todas as situações encontra justificativas para escapar de seus afazeres na fazenda. Maria Inês Rosstfweiler é uma gaúcha interiorana, que tenta se aprimorar nas artes da culinária. Quando as coisas não dão certo, se torna cozinheira na mesma fazenda. Esta polaca se apaixona por Zé Botina e ele a desdenha, até que finalmente ambos se acertam e vivem um belo romance.

 O Segredo das Águas Mágicas. A tartaruguinha Jack se perde de seus pais devido ao amontoado de lixo que encontra pelo caminho. Tentando voltar para casa, conhece a estrela do mar, o caranguejo Birilouco e a Peixe Papagaio, Kate. Os novos amiguinhos de Jack se amedrontam e a tartaruga destemida se vê sozinha na luta contra o terrível monstro marinho. De forma lúdica, a peça instrui, ensina valores, superação dos medos e fala sobre bullying. Tudo isso com direito a efeitos especiais.

 

Notícias Semelhantes